A verdade sobre o Festival de Carne de Cachorro de Yulim, que ocorreu na China


Muito se fala sobre o festival na cidade chinesa Yulim onde se matam muitos cachorros para comer, mas segundo a ONG de proteção animal Animals Asia, que atua na China, “a desinformação é abundante em torno do evento”.

Abaixo você pode conferir uma tradução do texto feito pela ONG para ajudar a acabar com mentiras e desmistificar informações em torno do festival (confira aqui o texto original), além de sugestões de como é possível ajudar a acabar com essa crueldade.

É verdade que a China tem um festival onde comem cachorros?

A verdade é que costumava haver um evento oficialmente organizado na cidade de Yulin, chamado Yulin Lychee e Dog Meat Festival (Yulin Festival de Carne de Cachorro e Lichia), que aconteceu em torno do solstício de verão.

Foi uma tentativa de impulsionar a economia local em torno de uma atividade que já estava ocorrendo. Com razão, o evento causou indignação no país e no exterior e, graças à campanha de grupos como Animals Asia, o governo de Yulin retirou o apoio oficial do evento em 2014 .

Desde então, não tem havido um festival oficial de consumo de carne de cachorro em Yulin, mas os moradores locais ainda se reúnem para comer lichias e carne de cachorro durante o solstício de verão em uma quantia não oficial.

Quantos cães são mortos durante o solstício de verão em Yulin?

No seu auge, o Yulin Lychee e o Dog Meat Festival foi responsável por 10.000 a 15.000 cães mortos. Em 2014, esse número caiu para 2.000 para 3.000. Fontes confiáveis ​​em 2016 – quando o evento não era mais oficial – disseram que havia menos de 1.000 animais.

Mas a verdade é que ninguém sabe ao certo. Ninguém está contando e não há registro oficial do número de cães abatidos, portanto, qualquer estatística é apenas uma estimativa que deve ser tomada com uma pitada de sal.

Quantos cães são comidos todos os anos na China?

O número amplamente divulgado – embora novamente difícil de verificar – é de 10 milhões. Se os números que temos à mão estão de alguma forma corretos, então o período de consumo de carne de cachorro na cidade de Yulin em torno do solstício de verão representa apenas 0,01% do número de mortos anualmente em todo o país.

Por que o governo não impede essa crueldade?

As autoridades chinesas agora consideram que a Festa da Lichia e da Carne de Cachorro de Yulin não existe oficialmente – e isso é tecnicamente correto.

Como comer carne de cachorro não é ilegal na China, as autoridades dizem que não há nenhuma ação a ser tomada. Mais uma vez, eles estão tecnicamente corretos nessa postura. Como eles poderiam justificar uma ação ilegal em uma parte do país durante alguns dias do ano, mas não em outros?

O que acontece em Yulin durante o solstício de verão é horripilante, mas é a mesma tragédia que acontece em todo o país durante todo o ano.

Então, sim, devemos acabar com o festival de carne de cachorro Yulin – mas para isso precisamos acabar com o consumo de carne de cachorro na China – e essa é uma campanha que dura o ano todo. Como a tendência de cuidar de animais em casa continua a crescer na China, a Animals Asia espera ver novas oportunidades para impedir a ingestão de carne de cães e gatos em todo o país.

Ouvi dizer que o festival foi cancelado?

Boatos e desinformação são abundantes em torno de Yulin. O que é verdade é que não há mais um evento oficial, mas o ato de comer carne de cachorro continua durante todo o ano e é aumentado durante o solstício de verão.

É uma boa ideia resgatar cães de Yulin?

Enquanto qualquer pessoa compassiva completamente empatiza com o desejo de salvar qualquer animal que sofra desse nível de crueldade, a realidade é que a maioria dos “resgates” de Yulin não está atingindo seus objetivos.

A indústria de carne de cachorro é uma de oferta e demanda e se a demanda aumentar – se o animal é abatido ou salvo – o comerciante substituirá seu “estoque”. Isto é particularmente verdadeiro em Yulin durante o solstício de verão. Isso significa que outro cão provavelmente será roubado – ou comprado usando os fundos obtidos da última “venda”. Este aumento da demanda apenas aumenta o preço em benefício dos ladrões de cães e comerciantes.

Em 2017, mais de 100 instituições de caridade chinesas escreveram uma carta aberta pedindo aos amantes de cães que não comprassem cachorros como parte de “resgates” de carne de cachorro. Estamos com nossos colegas chineses nesse sentido.

Dito isto, se vidas de animais podem ser salvas usando canais legais que não beneficiam os ladrões de cães e comerciantes, então é claro que isso é algo que apoiamos. Se, por exemplo, instituições de caridade para animais podem ajudar as autoridades a interceptar transportes ilegais de cães – aqueles sem a prova exigida de certificados de origem e quarentena – então esse é um trabalho que podemos apoiar. Mas o cuidado a longo prazo dos cães deve ser levado em conta em tais resgates.

De onde vêm os cães abatidos para carne?

Nossa pesquisa mostra que a ideia de que esses cães são criados para isso é falsa . A grande maioria são companheiros roubados ou perdidos. Agarrados ou envenenados ou ambos e amontoados em pequenas gaiolas com outros cães – eles iniciam uma longa jornada até um comerciante de carne de cachorro. Durante esse período eles não têm comida ou água e doenças se espalham rapidamente, como a cinomose, a parvovirose e, quase certamente, a raiva.

Como os cachorros são abatidos?

Esta é uma questão difícil, porque não há regulamentos sobre o abate de cães. Normalmente eles sofrem uma morte que está longe de ser eficiente. Eles são presos ao redor do pescoço com ganchos de metal e arrastados de suas gaiolas. Em seguida, eles são espancados ou esfaqueados no pescoço ou na virilha para serem “sangrados”. Outros métodos de matar, incluindo ser enforcado ou eletrocutado. Isso acontece cão por cão e outros cães são susceptíveis de testemunhar várias mortes à frente dos seus próprios. Isso espalha ainda mais o pânico.

É verdade que os cães são torturados ou fervidos vivos para melhorar o sabor da carne?

Estas são muitas vezes repetidas acusações, e embora houvesse alguma evidência disso muitos anos atrás, a Animals Asia ainda está para encontrar evidências disso ocorrendo hoje.

Não é exagero dizer que o que os cães sofrem é de fato “tortura”. No entanto, acreditamos que é mais provável que isso se deva à cruel captura, transporte e abate – em vez de um desejo deliberado de prolongar a dor do cão em busca de gratificação, entretenimento ou para melhorar o prato de qualquer forma.

Técnicas de abate ineficientes e a grande escala da matança envolvida significam que é provável que o cozimento de cães possa começar antes de sua morte.

Quão comum é comer cachorro e gato na China?

Embora saibamos que a prática de comer carne de gato e cachorro existe há muitos anos na China, especialmente em Guangdong, Guangxi, Guizhou e nordeste da China, a frequência de consumo e a quantidade consumida estão diminuindo ano a ano.

De acordo com nossa “Pesquisa sobre as atitudes do público em relação à alimentação de cães e gatos na China” (divulgada em 2015), comer carne de cachorro e gato não é uma cultura em todo o país. Nas cidades fora das listadas acima, 20% dos entrevistados tinham comido carne de cachorro nos últimos dois anos, enquanto no mesmo período, 1,7% tinham comido carne de gato.

Nas cidades onde a alimentação de carne de cachorro é mais favorecida (incluindo Guangdong, Guangxi, província de Guizhou e nordeste da China), quase metade dos entrevistados não comeu gatos ou cães nos últimos dois anos. Entre aqueles que tinham, metade tinha comido apenas uma ou duas vezes por ano.

As pessoas comem cão ou gato devido à falta de comida ou dinheiro?

Não, apesar de muitos dos animais serem roubados, a carne ainda não é barata. É comido por razões de superstição, como estimulante ou, indiscutivelmente, por tradição. Se fosse ilegal amanhã ninguém morreria de fome.

Se os chineses não querem o comércio de carne de cachorro – então por que eles não acabam com isso?

Influenciar a legislação não é fácil, no entanto, houve respostas significativas que não passaram despercebidas.

Cerca de 9 milhões de pessoas votaram on-line por uma proposta de legislação para acabar com a ingestão de carne de gato e cachorro. Infelizmente, a proposta não foi levada adiante. Enquanto isso – embora as histórias de roubo de cachorros sejam constantes na mídia chinesa – elas ainda têm o poder de chocar e há um sentimento crescente de que o tempo está chegando para a mudança.

A ingestão de carne de cachorro e gato se tornando ilegal seria muito bem-vinda e reduziria o crime e a crueldade.

ONGs de base e ativistas pelos animais também são responsáveis ​​por inúmeros resgates de cães e gatos todos os anos. Isso representa um enorme empreendimento, porque os resgates começam com a parada do caminhão, mas o cuidado dos cães ou gatos pode continuar por anos depois.

Como podemos ajudar?

Terminar com Yulin não acabará com a ingestão de carne de cachorro, mas acabar com a ingestão de carne de cachorro acabará com Yulin. O foco agora deve ser o comércio de carne de cachorro durante todo o ano, repleto de crueldade repugnante e flagrante ilegalidade.

Faça sua pesquisa, encontre grupos que trabalhem com responsabilidade no terreno para interromper o comércio durante todo o ano, em todo o país e os ajude a alcançar seus objetivos.

Doe, angarie fundos, conscientize, seja voluntário, junte-se a um grupo de apoio, assine petições – faça o que puder porque tudo faz diferença.

Com sua ajuda, a mudança é possível.

5 Comments

      1. Lamentavel , coitado desses indefesos animais , eles sentem dor tem sentimentos , tem que ter um jeito de acabar com essa carnificina com cachorros e gatos , alias nenhum animal merece sofrer , tanto aqui no brasil como em outros estados e paises , mas a china ė terrivel e diabolica , esses governantes tem que parar com tudo isso , !!!
        Basta , olha tanto de animais sendo sacrificados , 😱😱😷😭😭😭 industrias brasileiras só pensam no bolso no dim dim , mas a crueldade com animais para abatedouro esta em todo lugar , afinal supermeecado nao pode faltar carne , para seus clientee consumidores ! Vivemos no planeta terra que parece inferno , onde animais e os mais vulneraveis , indefesos sao anjos , esta ali vendo a morte de perto sendo mutilados vivos , cihineses sao nojentos e sangue frio , alias o coronavirus deveria pegar em cada um desses chineses , todos ir para o inferno ! Eu nao aguentaria ver esses cachorros e gatos dentro de uma gaiola e nao poder fazer nada , alias acho que isso uma pergunta pra salvar esses tantos cachorros e gatos , seria sö comprando ? Porque ai só aumenta a venda desses criaturas humanoides e cheio de merda na cabeça e cheio de supertições dos seus Deuses , mas cade os protetores d3 animais , vao la resgatar conseguem resgatar esses pobres indefesos animais ???, outra os governante do demonio nao deu a lei pra china em todachina nordeste acabar de vez com essa tortura ?? Porque esses chineses FDp nao se comem em si ??, canibalismo , se matem , ao inves de mexer com animaizinhos , podres ! Ainda tenho esperança que acabe com tortura , e parem de comer esses animais , esse governo é um Maldito ! @@ cade os ativistas , olha tantas vidas perdidas na mao desses escrapulos , ate quando ????? Atė quando isso ver sofrimento desses anjos , ate quando o Deus onipotete onipresente vai permitir ? Cade a justiça , justiça de Deus ? Socorro Help …

        Curtir

      1. Engraçado… q a carne bovina, suína, e outras ninguém se importa como estão sendo matados , deve ser pq é mais fácil ir ao mercado e comprar a carne já lá bonitinha como se fosse um produto,e todos são animais igualmente..

        Curtir

Deixe um comentário