Os candidatos que representam a causa animal nas eleições de 2018

Avatar de Prava

Seleção por: @juliocesarprava | Última atualização em: 02/10/18

A cada dia que passa mais pessoas tornam-se defensoras dos animais e começam a fazer ativismo neste sentido. É válido ressaltar que a causa animal é muito ampla: vai da proteção dos pets (majoritariamente cães e gatos) até a defesa de todos os animais e de seus direitos. Apesar do crescimento exponencial, ainda são poucas as pessoas que realmente fazem uma defesa mais ampla dos animais.

Esta lista mostra os políticos adeptos do veganismo, ou que o incentivam, que estão na disputa de cargos nas eleições brasileiras de 2018. Apesar do movimento vegano e pelos Direitos Animais ser embrionário na política, e ainda ter pouco em meio a quase 30 mil candidatos, se eleitos eles podem ajudar a quebrar com a hegemonia do “agro” e do lobbying da bancada ruralista no congresso (ver observações ao final do post).

Conheça um pouco dos políticos que defendem os animais nas eleições de 2018!

Presidente/a e Vice


  • EDUARDO JORGE (PV-REDE) – 18

perfil_eduardo_jorgeFACEBOOK: @EduardoJorgeOficial

TSE: Perfil

Quem mais se aproxima da defesa dos animais é o ovolactovegetariano Eduardo Jorge, candidato a vice-presidência junto a ambientalista Marina Silva. Recentemente ele declarou ser a favor da Libertação Animal e em diversas entrevistas, desde a campanha para presidência em 2014, se mostra a favor do desenvolvimento sustentável, da agroecologia, da agricultura familiar e da agricultura orgânica e afirma que o governo deve incentivar a alimentação vegetariana e vegana. Eduardo é médico sanitarista e tem extenso histórico político: nos anos 60 militou em movimento estudantil e nos 70 atuou em movimentos populares na periferia de São Paulo. Foi Deputado Estadual em várias legislaturas desde 1980 pelo PT, duas vezes foi secretário municipal de Saúde de São Paulo nos anos 2000 e uma vez secretário do meio ambiente. Ajudou a propor medidas como os medicamentos genéricos, restrição ao uso de amianto, melhoramento do SUS e da assistência social. Eduardo é um social-democrata ambientalista e critica os extremos do capitalismo e do socialismo. É liberal nos costumes e apoia a união entre pessoas do mesmo sexo, a liberação da maconha, e a descriminalização do aborto. É contra empresas financiarem campanhas políticas por acreditar que isso favorece a corrupção. A candidata Marina também afirmou que irá incentivar o vegetarianismo caso seja eleita.

Confira também: Propostas dos presidenciáveis de 2018 para o meio ambiente, proteção animal e alimentação

Senador/a


  • DUDA SALABERT (PSOL/MG) – 500

perfil_duda_salabertFacebook: @DudaSalabert

TSE: Perfil

Duda Salabert, é vegana há mais de 5 anos, e defende a bandeira dos Direitos Humanos, dos Direitos Animais, do ecofeminismo e do ambientalismo. Veio dos movimentos sociais e tem como pauta central a educação, fazendo parte da “Bancada do Giz”, um coletivo de professores e professoras que querem ocupar a política e colocar a educar como pauta central nas políticas públicas do Brasil. É a primeira candidata trans ao senado federal na história do Brasil.

Deputado/a Federal


  • ADRIANA ARAÚJO (PSOL/MG) – 5022

perfil_adriana_araujoFacebook: @AdrianAraujoOficial

TSE: Perfil

Adriana Araújo é servidora pública, ambientalista e ativista pelos Direitos Animais. Idealizadora e coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) criado em 2006. Há mais de 20 anos atua em movimentos socioambientais. Suas propostas visam o reconhecimento da representatividade da diversidade de gênero, os direito dos animais e também das trabalhadoras e dos trabalhadores.

  • ANA RITA TAVARES (PMB/BA) – 3535

perfil_ana_rita_tavaresFacebook: @AnaRitaTavaresOficial

TSE: Perfil

Advogada desde 1985 e auditora jurídica concursada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia desde 1987. Foi diretora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), de 1995 a 1997, diretora geral da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho (2000/2008), integrante do Instituto dos Advogados da Bahia e ativista do Movimento Pró-Animal.Ana Rita Tavares é ativista do movimento humanitário pró-animal há mais de uma década. Em Salvador (BA) e região metropolitana, luta pelos direitos dos animais, em conjunto com ONGs da causa animal e protetores interdependentes, e durante este período já realizou resgates de animais vítimas de violência e maus tratos. Em 2012, candidatou-se pela primeira vez e foi eleita vereadora de Salvador. Alguns de seus projetos são a criação de um hospital público veterinário, criação do serviço de castração nos bairros, criação da Delegacia Especial de Proteção aos Animais e Restaurante Popular Vegetariano. A candidata é vegana.

  • ÁUREA CAROLINA (PSOL/MG) – 5018

perfil_aurea_carolinaFacebook: @AureaCarolina

TSE: Perfil

Áurea é vereadora em Belo Horizonte pelas Muitas/PSOL, eleita em 2016. Ativista nos movimentos sociais desde a adolescência, é especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestra em ciência política pela UFMG. Dedica-se às causas das mulheres, dos negros, dos LGBT, dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas que vivem nas periferias. Áurea preza por uma política do afeto, feminista e antirracista, em prol do bem viver. É vegetariana desde os anos 2000 e vegana desde 2015.

  • ELIANE CARMANIM (PSOL/RS) – 5057

perfil_eliane_carmanimFacebook: @Eliane.Veggie

TSE: Perfil

Eliane é psicóloga e bacharel em ciências sociais, especializada em projetos sociais e culturais pela UFRGS e mestra em sociologia pela UFRGS. Sua trajetória começa nos Direitos Humanos na Anistia Internacional e expandiu-se a causa animal e ambiental. É idealizadora do Núcleo Antiespecismo do PSOL que é focado no debate sobre Libertação Animal. Eliane também é idealizadora do projeto Vanguarda Abolicionista  que distribui alimentos sem produtos de origem animal para moradores de rua em Porto Alegre.

  • FRED COSTA (PATRI/MG) – 5133

fred costa Facebook: @FredCostaDeputado

TSE: Perfil

Estudou Direito no Uni-BH. Exerceu dois mandatos de vereador em Belo Horizonte. F Presidiu as Comissões de Legislação e Justiça e de Saúde e Saneamento da Câmara, onde se destacou pelo volume de projetos apresentados e aprovados e por discutir temas de relevância para a cidade, entre eles a luta contra o aumento do IPTU. Membro do 1º Conselho Municipal da Juventude do Diretório Acadêmico de Direito do UNI-BH; e colaborador da OAB Jovem. Como deputado estadual, tem como principais bandeiras do mandato a mobilidade urbana, a segurança pública, o combate ao aumento de impostos, o meio-ambiente e a defesa dos animais.

  • LULI SARRAF (AVANTE/SP) – 7004

perfil_luli_sarrafFacebook: @LuliSarrafCandidata

TSE: Perfil

Luli é graduada em Comunicação Social, possui extensão em Administração de Empresas, Comunicação Corporativa e Gestão do Terceiro Setor, atuou 15 anos em empresas multinacionais e agências de publicidade. Colaborou no Instituto Meus Olhos tem 4 Patas – de cães-guia, é educadora na Associação Casa do Zezinho que ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em situações de alta vulnerabilidade social. Luli atua há 10 anos no ativismo de proteção animal. É fundadora do projeto Celebridade Vira Lata que realiza multirões de castração de cães e gatos de rua, além de adoções, além disso desenvolve atividades de produção cultural como palestras, exposições e eventos com foco educacional sobre a questão dos animais domésticos. Se tornou vegetariana graças a campanha Segunda Sem Carne, da SVB. Atualmente é vegana.

  • JOÃO VALOIS (PMB/RJ) – 3588

perfil_joao_valoisFacebook: @Joao.Valois

TSE: Perfil

João é comerciante, vegano e ativista. Está na causa animal desde 2010, quando criou a página Cadeia Para Quem Maltrata os Animais. Nos últimos meses tem comparecido a ALESP para pressionar os políticos pela aprovação do PL31, que proíbe a exportação de animais vivos por vias fluviais no estado de SP. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereador pelo PEN, e acabou não sendo eleito.

  • PATRICIA ZANELLA (REDE/SP) – 1822

perfil_patricia_zanellaFacebook: @18PatriciaZanella

TSE: Perfil

Patrícia começou, aos 18 anos, a atuar na causa ambiental na ONG Ecosurf, uma das maiores ONG’s de proteção aos oceanos do mundo, além disso, é a primeira mulher da América do Sul a compor o Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial dos Oceanos. Formada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos e mestranda em Direito Internacional, é coordenadora de comunicação estadual da REDE em SP.  Defende o veganismo, ecofeminismo e o internacionalismo. Sua meta na política é melhorar a segurança pública e a busca pelo desenvolvimento sustentável.

  • PRISCILA CAVALCANTE (PSOL/SP) – 5035

perfil_priscila_cavalcanteFacebook: Priscila.Cavalcante2018

TSE: Perfil

Priscila Cavalcante é estudante e faz palestras de conscientização sobre maus tratos aos animais e realiza resgates, disse que se na política pretende se focar na castração para diminuir o crescimento populacional dos animais de rua e também na conscientização sobre o tema. É vegana há 3 anos.

  • RÚBIA SAGAZ (PSOL/SC) – 5051

perfil_rubia_sagazFacebook: @SagazRubia

TSE: Perfil

Rubia é assistente social e trabalhadora da educação servidora do Instituto Federal Catarinense de Blumenau. Formada em Serviço Social pela UFSC e pós graduada em Políticas Públicas pela FURB. É vegana porém não milita pela causa.

  • RUBENICE MARTINS (PRP/PA) – 4405

perfil_rubenice_martinsFacebook: @RubenicedeNazareDiasMartins.martins

TSE: Perfil

Técnica de enfermagem e protetora de animais. Está se candidata para lutar pelos direitos dos animais e pelo descaso do poder público nesta questão. Pretende abolir as carroças e colocar em pauta outros projetos de defesa dos animais. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereadora em Belém mas não venceu.

  • SERGIO LEVY (PRP/SP) – 4461

perfil_sergio_levyFacebook: @Sergio.Levy.927

TSE: Perfil

Sergio é economista formado pela FAAP. Sergio é também ativista pelos direitos animais e tem participado das manifestações pela aprovação do PL31 em SP, que proíbe a exportação de animais vivos no Estado, além de comparecer a outras frentes.

  • VANDIR NATAL CASAGRANDE (PV/SP) – 4319

perfil_vandir_natal_casagrandeFacebook: @VandirNatal4319

TSE: Perfil

Vandir é advogado e coordena há muitos anos uma campanha nacional em favor dos animais, que distribui gratuitamente, em todo o país, o DVD “Paz e Amor aos Animais”. Atuou na área da Segurança Pública, como escrivão e depois delegado de polícia e também exerceu a função de Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

  • VANESSA NEGRINI (PT/DF) – 1324

perfil_vanessa_negriniFacebook: @vanessaeobicho

TSE: Perfil

Vanessa é servidora pública. É ovolactovegetariana desde os 9 anos de idade e vegana em transição. Assinou a carta-compromisso da SVB em apoio à causa vegetariana, que visa promover o vegetarianismo como uma alimentação ética, saudável e sustentável. Em suas propostas diz que irá estimular em seu mandato a castração de no mínimo 50 mil cães e gatos e tentará criar a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e de hospitais veterinários no DF. Lutará contra a caça esportiva, a exportação de animais vivos e os testes em animais.

Deputado/a Estadual ou Distrital


  • ADRIANA PIERIN (PODEMOS/SP) – 19269

perfil_adriana_pierinFacebook: @DeputadaVegana19269

TSE: Perfil

Adriana é designer e está há 20 anos atuando na causa animal. Em 2009 fundou a ONG Move Institute quando decidiu usar sua vocação para desenvolver trabalhos de comunicação e conscientização pelos animais e fazer ativismo por meio da moda e do design. Com campanhas e ativismo conseguiu retirar as peles do SPFW. Adriana criou a chamada bancada vegana e se eleita pretende promover mudanças reais que favoreçam os animais na Assembléia Legislativa de São Paulo.

  • ALICE CARVALHO (PSOL/RS) – 50777

perfil_alice_carvalhoFacebook: @AliceCarvalhoPsol

TSE: Perfil

Alice é graduanda em psicologia pela UFN. É oriunda do Setorial de Juventude do PSOL e é militante do movimento negro. É vegana, mas não há registros digitais de militância sobre o tema.

  • CACÁ NEDEL (PODEMOS/RS) – 19269

perfil_caca_nedelFacebook: @VotoVegano

TSE: Perfil

Cacá Nedel é bacharel em Direito pela PUC, licenciado em História pelo Centro Universitário Metodista IPA, habilitado como Juiz Arbitral pelo Tribunal de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Alvorada, especialista em Direito Público pela Verbo Jurídico.
Tem experiência no poder legislativo e executivo, pois já trabalhou na Câmara Municipal e na prefeitura de Porto Alegre e também em ambas instituições de Passo Fundo como Chefe de Gabinete e, por dois períodos, na Assembleia Legislativa. Há mais de 5 anos é concursado da Câmara de Passo Fundo. Cacá se dedica à Causa Animal na ONG COMPATA e tem o slogan Meu Voto É Vegano.

  • CAROLINA MOURÃO (AVANTE/DF) – 70070

perfil_carolina_mouraoFacebook: @CaroldosAnimais

TSE: Perfil

Carolina é jornalista e redatora. Nas eleições de 2014, Carol foi candidata a Deputada Federal pelo Distrito Federal pelo Partido Humanista da Solidariedade e não foi eleita. Carol luta pela melhora na questão da gestão de animais urbanos. Está em constante contato com políticos e fazendo ativismo pelos animais. Tem acompanhado de perto o caso da ursa Marsha.

  • CAROL STEIN (PSD/SP) – 55090

perfil_carol_steinFacebook: @CSCarolStein

TSE: Perfil

Carol é vegana, ativista social e militante pelos direitos de todos os animais. É líder na campanha contra o bosque-zoológico dos Jequitibás. Foi candidata ao cargo de vereadora de Campinas, SP, pelo PSD em 2016, mas não foi eleita.

  • FELICIANO FILHO (PRP/SP) – 44444 

perfil_feliciano_filhoFacebook: @FelicianoFilho.Cps

TSE: Perfil

Feliciano Filho é formado em economia e atua como deputado em SP dizendo ser 100% dedicado à causa animal. Criador da Lei Feliciano, que proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos canis municipais, da lei Nota Fiscal Animal, que beneficia diversas ONGs de proteção animal com repasses e sorteio de prêmios em dinheiro, e da Lei Antitestes que proibiu o uso de animais em testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes. Feliciano Filho instituiu a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais a ser comemorada na semana que antecede o dia 4 de outubro (Dia dos Animais), formulou a Lei Antipeles que proíbe a criação de animais exclusivamente para extração de peles e criou a DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. Recentemente criou o PL31/2018 que visa a proibição do embarque de animais vivos no transporte marítimo e/ou fluvial, com a finalidade de abate para o consumo. Venceu o Prêmio Vista-se na categoria “Político de Destaque” 2016 e 2017. Foi Apresentador do programa Planeta Bicho exibido pela Rede Record. Feliciano é vegano.

  • GEÓRGIA FAUST (PSOL/SC) – 50050

perfil_georgia_faustiFacebook: @GeorgiaMartinsFaust

TSE: Perfil

Geórgia é pedagoga, professora de inglês, gateira (seis bebês-gatos lindos), formanda de Pedagogia, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, mestranda em Educação na FURB. É ativista por uma melhor mobilidade urbana e pela igualdade de gênero, fazendo parte do grupo Blogueiras Feministas e Coletivo Casa da Mâe Joana. Geórgia é vegana e milita pelos animais há 5 anos, pretende ajudar na conscientização sobre o veganismo enquanto política.

  • PAULA APARECIDA (PSOL/SP) – 50900

peril_paula_aparecidaFacebook: @Paula.Litcha

TSE: Perfil (bancada ativista)

Paula é professora de rede pública. Está como co-candidata animalista da bancada ativista. Suas propostas para os animais são a defensa da inclusão de opções de alimentos 100% de origem vegetal em todos os cardápios de refeições de lanchonetes e cantinas em órgãos públicos estaduais, a defesa do fim do uso de animais vivos em exposições artísticas e em eventos esportivos como vaquejadas e rodeios, a proibição da comercialização de animais domésticos, entre outras.

  • PAULO GUILHERME PINGUIM (PODEMOS/RJ) – 19101

perfil_paulo_pinguimFacebook: @Pinguim.Scuba

TSE: Perfil

Paulo é instrutor de mergulho e ativista líder da Divers for Sharks, que luta pela preservação dos tubarões. Atua na defesa das águas, mares, oceanos, da vida marinha, e de toda degradação ambiental. É vegano e seu slogan é ‘para que a destruição do meio ambiente e o sofrimento animal tenham um fim.’

  • RAPHAEL SEBBA (PSOL/DF) – 50061

perfil_raphael_sebbaFacebook: @RaphaelSebbaDF

TSE: Perfil

Raphael é produtor cultural. Foi Coordenador da Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular da Casa Civil do GDF. Candidatou-se a Deputado Federal pelo Distrito Federal em 2014 pelo Partido Socialista Brasileiro, mas não foi eleito. Faz parte do grupo político RAiZ Cidadanista que tem uma visão ecosocialista. Suas propostas são de melhoramento da mobilidade urbana, pretende criar o estatuto dos Direitos Animais do DF e também quer a obrigatoriadade de opção de alimentação vegana em escola, creches, hospitais e em todos os serviços públicos.

  • SANDRA CAPUCHO (PODEMOS/SP) – 19197

perfil_sandra_capuchoFacebook: @Sandra.Capucho.1

TSE: Perfil

Sandra é advogada, graduada pela FDSBC. Ela se compromete a lutar pela causa animal. Em seus diversos projetos pretende criar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Animal, criar Unidades Básicas de Saúde Animal e hospitais veterinários públicos, reduzir impostos em rações e medicamentos animais, criar um cadastro de protetores animais, proibir rodeios, além de outras diversas políticas públicas pelos animais.

  • THAIS TOSTES (REDE/RJ) – 18108

perfil_thais_tostesFacebook: @ThaisTostes108

TSE: Perfil

Thaís é repórter há 17 anos, com atuação em midiativismo, colaboradora da Mídia Ninja. É ativista pelos dos direitos humanos e pelos direitos animais, com atuação em resgate, cuidados e proteção. Coordena um dos maiores santuários de animais da América Latina, Santuário Salvando Vidas. É vegana e inicializadora do Coletivo Vegano, que tem como histórico a promoção de educação sobre proteção animal com jovens de periferia e crianças tuteladas pelo Estado.

  • KARINA SOMAGGIO (PODEMOS/SP) – NÃO IRÁ MAIS CONCORRER

pefil_karina_somaggioFacebook: @KarinaSomaggio

TSE: Perfil

Karina estudou Relações Públicas em Londres. Atualmente é assídua defensora dos animais, atuando pela ONG Abraço Animal. Teve sua vida marcada por enfrentamento do político de Marcos Valério, tendo feito denúncias de corrupção do publicitário com o governo federal no caso do Mensalão. Foi candidata a vereadora de São Paulo pelo PTN em 2016, mas não foi eleita. É vegana há 4 anos.

Outros políticos que merecem destaque


Os políticos abaixo não são veganos (ou não há informação que comprove isto), mas tem tido propostas efetivas no combate aos maus tratos de animais, principalmente dos pets.

  • ANDREA LAMBERT (PSD/RJ) – 55051

perfil_andrea_lambertFacebook: @AndreaLambertPelosAnimais/

TSE: Perfil

Médica veterinária atuante, há quase duas décadas, tem atuado contra os maus-tratos e exploração animal. Foi protagonista na extinção, na capital, dos circos com animais, das “carrocinhas” e das charretes na Ilha de Paquetá. Pioneira em eventos de adoção, contabiliza mais de quinze mil cães e gatos adotados, e por meio de seu trabalho, defende e exerce o controle populacional de cães e gatos somente através da esterilização. Sempre presente nos momentos críticos, Andréa esteve à frente de ações de resgate e salvamento no Rio, Teresópolis, Nova Friburgo, dentre outras. Tem diversas propostas de políticas públicas para os animais no Rio de Janeiro.

  • CÉLIO STUDART (PV/CE) – 4321 

perfil_celio_studartFacebook: @Celio.Studart 

TSE: Perfil

Célio Studart advogado, ambientalista, educador, fundador do Instituto Politizar e Vereador de Fortaleza. Célio pretende destinar 1,5 milhão de reais de emendas parlamentares pra construção do Hospital Público Veterinário do Ceará, pretende aumentar penas para quem maltrata animais e também por fim a eutanásia em animais que podem ser tratados.

  • CÉSAR ROCHA (REDE/SP) – 1807

Untitled-1Facebook: CesarRocha.ProtecaoAnimal

TSE: Perfil

César Rocha é graduado em Gestão Ambiental, palestrante, apresentador do programa “Esquadrão Proteção Animal”, na TV Bandeirantes, também apresentou o Programa “Planeta Bicho” na TV Record e na rádio Globo, o “Globo Animal”. Foi assessor do Deputado Feliciano Filho e resolveu se candidatar para colaborar também na política pelos animais. Atualmente cumpre seu 2º mandato como Vereador na cidade de Valinhos e é o parlamentar com mais leis aprovadas em defesa dos animais no Brasil. César acredita que a solução para a proteção animal para animais de rua tem quatro pilares: castração, identificação (chipagem), adoção e conscientização e luta contra rodeios, sacrifício de animais em cultos religiosos entre outras coisas.

  • CÉLIO TURINO (PSOL/SP) – 5088 

perfil_celio_turinoFacebook: @CelioTurino (mandato cidadanista)

TSE: Perfil

Célio é historiador, escritor e consultor em políticas pública e lidera junto ao codeputado Thomas Enlazadoro o Mandato Cidadanista, que conta ainda com mais 12 codeputados. O Mandato Cidadanista se compromete com a Proteção Animal a proibição de exportação de cargas vivas e de transporte de carga viva por meio fluvial e marítimo, lutar pelo fim de rodeios, vaquejadas e demais atividades que imponham dor e sofrimento aos animais; a criação de uma Política Nacional de Proteção Animal a ser seguida por pecuária, suinocultura, granjas e criadouros, inclusive PETs; a proibição de testes cosméticos em animais; a criação de hospitais veterinários públicos; políticas de estímulo à redução no consumo de carnes e substituição por alimentos saudáveis e de origem vegetal.

  • DANIEL MARQUES (PV/RJ) – 4333

perfil_daniel_marquesFacebook: @DanielMarquesdoPV

TSE: Perfil

Daniel é advogado especialista em política socioambiental, pós-graduado em ciências penais e segurança pública e mestre em gestão ambiental. Foi secretário de meio ambiente, vereador e coordenador da proteção animal em Niterói. Pretende criminalizar o abandono e comércio de animais em logradouro público, combater a exportação de animais vivos e aumentar a pena para o crime de tráfico de animais silvestres e de maus-tratos, além de outros projetos para os animais. O candidato é vegetariano há 3 anos.

  • GOURA NATARAJ (PDT/PR) – 12108

perfil_goura_natarajFacebook: @MandatoGoura

TSE: Perfil

Goura é vereador de Curitiba, graduado e mestre em Filosofia pela UFPR, professor de yoga. Defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, cultura da paz, redução de resíduos, direitos humanos, acessibilidade e valorização dos serviços e servidores públicos. Faz parte de diversos grupos de ativismo e é co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. É apoiador da segunda sem carne.

  • JOANA D’ARC CORDEIRO (PR/AM) – 22400

perfil_joana_darcFacebook: @JoanaDarcAM

TSE: Perfil

Joana é graduada em Direito, com especialização em direito tributário. Foi eleita vereadora de Manaus em 2016. A candidata nestas eleições tem histórico na proteção animal, sendo fundadora da ong PATA em Manaus, autora de uma lei que protege os animais de rua e multa quem comete maus-tratos a animais. Criou em Manaus o Carona Animal (transporte gratuito a animais carentes para que recebam atendimento veterinário) e Equipe Vet (atendimento veterinário a domicílio gratuito a animais de rua, resgatados e de pessoas carentes).

  • KÁTIA DITTRICH (SOLIDARIEDADE/PR) – 77770

perfil_joana_darcFacebook: @KatiaDittrichVereadora

TSE: Perfil

Kátia é formada em odontologia. Têm como base a defesa dos pets e de animais de rua e propõe campanhas com atendimento veterinário gratuíto de castração e vacinação como políticas públicas. Quer implantar sedes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em todas as regiões do Estado.

  • LEONEL RADDE (PT/RS) – 13007

perfil_leonel_raddeFacebook: @Leonel13007

TSE: Perfil

Leonel é policial civil especialista em direitos humanos. É vegetariano há mais de 20 anos e junto a sua família cuida de mais de 40 animais resgatados. Suas propostas são voltadas para os animais domésticos: SAMUvet para realizar o transporte de animais em situação de risco e atendimento público veterinário. Se coloca a favor da proibição do transporte de animais vivos.

  • REGINA BECKER FORTUNATI (PTB/RS) – 14580 

perfil_regina_becker_fortunatiFacebook: @ReginaBeckerFortunati

TSE: Perfil

Regina Becker Fortunati é deputada estadual no Rio Grande do Sul onde coordena a Frente Parlamentar dos Direitos Animais e é titular das comissões de Assuntos Municipais e de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Foi professora da rede estadual e assessora na área de Comunicação Social. É ativista da causa animal há mais de 40 anos e propôs diversos projetos de defesa animal como o Projeto de Lei “Um dia sem Carne”, PL que garante aposentadoria a animais do Estado, PL que requer um Novo Código Estadual de Proteção dos Animais, PL que ajuda animais de rua, PL que permite que animais de estimação visitem animais, contra a exportação de animais vivos, entre outros diversos. É vegetariana.

  • RICARDO IZAR JR. (PP/SP) – 1111

perfil_ricardo_izarFacebook: @RicardoIzarOficial

TSE: Perfil

Ricardo é economista, formado pela FAAP, e foi eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo em 2010. É Presidente das Frentes Parlamentares de Defesa dos Direitos dos Animais, de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Regulamentação Profissional e outras. Foi criador e Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar maus-tratos aos animais (2015). Tem destaque em Projetos de Lei na defesa dos animais.

  • ROBERTO TRIPOLI (PV)

perfil_roberto_tripoliFacebook: @RobertoTripoliOficial

TSE: —

Ricardo é formado em publicidade e atua como Deputado Estadual em São Paulo. É ex-vereador da cidade de São Paulo, por 7 mandatos, conseguiu neles o primeiro hospital público gratuito para cães e gatos, inaugurado em 2012, e em 2014 conseguiu que a Prefeitura implantasse a segunda unidade. Promoveu uma Comissão de Estudos sobre Animais. à frente de movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, animais em circos e pela humanização no trato dos animais abandonados.

  • SAMANTHA CONSTANZA (PHS/SP) – 3150

perfil_samantha_constanzaFacebook: @samanthaconstanza

TSE: Perfil

Samantha é psicóloga, escritora e atualmente mestranda em filosofia. É ativista em prol da causa animal há mais de 15 anos, tendo participado como voluntária em várias ONGs de proteção e resgate de animais. Aos 25 anos optou por ser vegetariana, exclusivamente, por compaixão aos animais. No início de 2012 co-fundou a SFAP – Sanny Fundação de Apoio a Protetores de Animais.

Outros defensores de animais domésticos e de rua


apoia_se_vegpedia_faixa


Observações:

  1. A lista será atualizada de acordo com novas informações.
  2. A lista está categorizado por ordem de cargo e ordem alfabética.
  3. É preciso entender previamente o sistema de transferência de votos, pois o cálculo do sistema proporcional não elege apenas os mais votados, por isso o partido ou coligação contam muito, isto é, pode-se votar em defensores dos animais e acabar  elegendo ruralistas, por isso é válido analisar as coisas num contexto maior e procurar saber o histórico dos partidos que compõem as coligações. Confira um vídeo explicativo sobre este sistema clicando aqui.
  4. Este post é uma descrição do perfil dos políticos, não temos a intenção de fazer campanha aos políticos listados, o voto é individual e deve considerar diversas questões além do apoio aos animais até mesmo para os veganos, porque uma sociedade com escassez na educação, na preservação dos direitos humanos e com grande desigualdade social não ajuda na adequação e expansão à teoria dos Direitos Animais.

51 respostas

  1. Talitha

    Há também o candidato a Deputado Estadual Bruno Lima.
    Eu acho que ele não é vegano, mas parece ter boas propostas com relação a causa animal.
    @del.brunolima

    Curtir

    1. Sonia elizabete candelaria tacito

      Quero saber de algum cadidato a senador que luta pela causa dos animais

      Curtir

      1. Lourdes Machado

        Duda Salabert do Psol

        Curtir

      2. Bella Calazans

        Duda Salabert!

        Curtir

      3. FERNANDA

        AQUI EM SÃO PAULO O TRIPOLI LUTA PELA CAUSA ANIMAL

        Curtir

  2. Gabriel

    faltou a Thais Tostes do rede – RJ

    Curtir

    1. Prava

      Foi adicionada na lista 🙂

      Curtir

  3. Cacá Nedel

    Agradeço a Divulgação do meu nome!
    Sou o único candidato Vegano e Abolicionista a deputado estadual no RS.
    Conheçam minhas propostas na página do facebook: http://www.votovegano
    Meu perfil está lotado se puderem linkar a página seria umaexcelente forma de interação com os eleitores.
    Saudações Abolicionistas!
    Forte Abraço.

    Curtir

  4. sergiolevy2015

    Sou candidato a dep Federal por São Paulo e não apareço nesta lista. Meu numero é 4461 pelo PRP. Meu contato: sergio.levy@gmail.com e 11 988073187

    Curtir

    1. Prava

      Olá Sergio, já está na lista! 🙂

      Curtir

  5. Tiago Cardoso

    Tem o Leonel Radde, PT/RS, escrivão de polícia e vegetariano, e a Delegada Anita Klein, PDT/RS. Dois policiais, vegetarianos e candidatos a deputado estadual.

    Curtir

    1. Prava

      Já está na lista! 🙂

      Curtir

      1. Leda Fontes

        Olá, você sabe de algum candidato ao Senado em São Paulo? Porque a Duda Salabert é da Bahia…..

        Curtir

      2. Prava

        Olá Leda, em São Paulo só há o Ricardo Tripoli – não é vegano – do PSDB número 450, mas está envolvido em algumas polêmicas dentro da causa animal.

        Curtir

  6. Marisa

    O que vocês pensam sobre Álvaro Dias? Gosto do perfil dele, mas sei que ele defende o agro negócio. Infelizmente estou sem opção.

    Curtir

    1. Prava

      Olá, Marisa. Fizemos um compilado com as propostas sobre o meio ambiente, a proteção animal e a alimentação dos candidatos à presidência. Dê uma conferida, quem sabe pode ajudar a decidir seu voto! Segue o link: https://vegpedia.com/2018/09/19/propostas-dos-presidenciaveis-de-2018-para-o-meio-ambiente-protecao-animal-e-alimentacao/

      Curtir

  7. Clakson

    Aqui no Espírito Santo ninguém pra defender a causa animal?
    O que mais temos aqui são animais abandonados. 😢😭

    Curtir

    1. Jéssica

      Nossa, entrei na esperança de encontrar algum também! Não tenho nenhum candidato pra votar 😔

      Curtir

    2. Prava

      Há o Joaquim Pizarro, mas não diz nada sobre animais além dos pets https://www.facebook.com/JoaquimPizarro.70777/photos/a.314231895995068/327315781353346/

      Curtir

  8. Camila

    No Amazonas temos a vereadora Joana D’arc, candidata a deputada estadual nestas eleições pelo PR (nº 22.400). Ela tem longo histórico na proteção animal, é fundadora da ong PATA em Manaus, autora de uma lei que protege os animais de rua e multa quem comete maus-tratos a animais. Criou em Manaus o Carona Animal (transporte gratuito a animais carentes para que recebam atendimento veterinário) e Equipe Vet (atendimento veterinário a domicílio gratuito a animais de rua, resgatados e de pessoas carentes).

    Curtir

    1. Prava

      Foi adicionada a lista! 😉

      Curtir

  9. Camila

    Em SP tem também o candidato a deputado estadual Marcelinho Protetor 70004 (PDT). Atua na proteção animal desde criança. Acompanho ele há anos nas redes sociais e ele faz um trabalho muito bom em comunidades carentes, atendendo a animais, resgatando, realizando mutirões de castração e feiras de adoção.

    Curtir

  10. Camila

    Em Santa Catarina candidata a deputada estadual Kátia Chubaci 15777 (MDB).
    Katia é veterinária. Trabalhou em diversas clínicas em Florianópolis, de norte a sul e continente, fazendo dezenas de castrações diárias e cirurgias a preço social.
    Em 2012 precisou entrar na justiça contra o CRMV e conseguiu um mandato de segurança para poder fazer mutirões de castração pelo estado de Santa Catarina. De lá para cá foram inúmeras cidades do interior assistidas pela equipe da Katia.
    Nesse meio tempo, concluiu sua pós-graduação em Felinos e agora, 2018, conseguiu realizar seu sonho de obter um CASTRABUS. Um ônibus adaptado para realizar cirurgias itinerantes. Uma clínica sobre rodas que dará mais acesso à população de conseguir castrar seus animais.
    Prêmios
    – Reconhecimento WSPA – World Spay Day 2014 e 2015
    – Prêmio Expressão Ecologia: Veterinários Solidários – Bem Estar Animal 2015
    – Câmara Municipal de Florianópolis: Homenagem pelo trabalho realizado em controle de natalidade animal.
    https://www.facebook.com/katiachubaciveterinaria/

    Curtir

  11. Camila

    Joana Darc (AM) – https://www.facebook.com/joanadarcam/
    Marcelinho Protetor (SP) – https://www.facebook.com/marcelinhoprotetor/

    Curtir

  12. Cristiane Lazzarini Cortez

    Cpt! 😉

    Curtir

  13. Deise

    A Segunda Sem Carne de SP não foi do Feliciano Filho? Não está na descrição dele e é um grande feito.

    Curtir

  14. Patricia Zanella

    2018 é o ano do 18!
    Orgulho de fazer parte da REDE Sustentabilidade, único partido que declara no seu Manifesto a proteção ao Direito dos Animais.

    Eu acredito que JUNTOS vamos mudar o Brasil!

    Patricia Zanella – Dep Federal por SP – 1822

    Curtido por 1 pessoa

  15. Breve reflexão sobre as eleições presidenciais no Brasil 2018 – Fiorevegan

    […] Saiba mais acerca de candidatos a outros cargos nas eleições 2018 aqui. […]

    Curtir

  16. Rubenice Martins

    Sou candidata a Dep federal Belem-PA, sou protetora, ativista e vegana

    Curtir

    1. Prava

      Olá Rubenice, seu nome já consta na lista 🙂

      Curtir

  17. veganosbrasil

    Infelizmente: KARINA SOMAGGIO (PODEMOS/SP) – 1909 para DEP. FEDERAL a candidatura teve problemas com o partido e ela não concorrerá nesta eleição de 2018. Favor retirarem ela da lista e o internauta de SP escolher outro DEPUTADO FEDERAL que represente os animais!

    Curtir

    1. Prava

      Agradeço pela informação. Já foi corrigida!

      Curtir

  18. katia dittrich

    eu sou katia dos animais de rua em Curitiba .
    Vereadora eleita em 2016 e candidata a deputada estadual.

    Curtir

    1. Prava

      Foi adicionada a lista! 🙂

      Curtir

  19. Nathanne Fernandes

    E a Andrea Lambert (deputada estadual) do RJ?

    Curtir

    1. Prava

      Foi adicionada a lista! 🙂

      Curtir

  20. Ana Amaral

    Vanessa é o bicho, é candidata a deputada no DF.

    Curtir

  21. Dione Marli Ziegler da Silva

    Parabéns aos Candidatos que estão representando os indefesos, os que não tem voz para se defender, os que não tem dinheiro para pagar campanhas, os que somente sabem dar amor.
    Se pudesse votar em cada um dos Candidatos que constam nesse lista votaria, mas aos que forem eleitos, aproveitem cada segundo que lá estiverem para lutar pelos “outros animais”, eles precisam tanto de gente como vocês.

    Sucesso a todos, Sucesso Dona Regina Fortunati, Sucesso Sr. Fortunati, que tanto já fizeram pelos indefesos.

    Ainda há de chegar o dia em que vida dos “outros animais” seja tão respeitada como a vida das animais humanos, que se julgam a imagem e semelhança de Deus, mas que não exitam em cravar uma faca no coração de um indefeso, amarrado!

    Curtir

  22. Andre

    Nenhum do Partido Novo ?

    Curtir

    1. Prava

      Há a candidata a deputada federal Jomara Knoff, que disse criar políticas para os animais, mas não foi encontrado nada mais detalhado sobre suas propostas 😦

      Curtir

  23. Helo

    Por favor,existe algum dep. federal que defenda a causa animal no partido PSL no RJ ?

    Curtir

  24. Raquel

    Faltou MIRIAM PROCHNOW por SC, candidata ao Senado; e PRI DOS ANIMAIS, candidata à deputada por SC.

    Curtir

  25. Dina Nina

    Há no Rj o candidato a Dep Estadual Mazinho, grande defensor da causa animal. Luta pela construção de um hospital público veterinário. Está a frente de duas clínicas com consultas super populares. 12012. Ele não aparece na lista.

    Curtir

  26. Nilsen Marcondes

    Nossa adorei encontrar na Internet esta “lista” de candidatos aos cargos políticos de 2018 defensores da Causa Animal. Obrigada a todos que a elaboraram. Eu consegui agora me decidir com clareza e consciência, bem como aliar meu exercício de cidadania à causa animal. Parabéns a todos que atuam nesta causa. Vamos permanecer firmes na defesa da nossa fauna (doméstica, domesticada, silvestre e exótica) brasileira. Estas vidas preciosas e sencientes são dignas e merecedoras de todo o nosso respeito, carinho e amor além do que dependem de nós para continuar vivendo dignamente por isso nosso compromisso de cidadãos brasileiros diante das necessidades dos animais.

    Curtir

  27. Isadora

    Me ajudaram bastante, só tá difícil para senador no RS, nenhum tem causa animal/ambiental

    Curtir

  28. Pâmela Almeida Câmara

    Está faltando na lista o candidato a Deputado Estadual/RJ, Eduardo Ferreira do Blog. Não é vegano, mas é defensor da causa animal a 12 anos e tem ótimas propostas também para a educação e etc.. número 25023

    Curtir

  29. xoxoena

    Boa tarde, gostaria de informar que a candidata a deputado estadual de Minas Gerais, Vânia Porto Mumic é ovolactovegetariana, e possui uma Associação “Associação Anjos do Resgate” que comporta mais de 200 cachorrinhos de rua.

    Curtir

  30. Sara Vieira Anjos de Patas

    A frente do Projeto Anjos de Patas à quase 20 anos.
    Hoje temos sobre nossos cuidados 399 cães e 2 cavalos.
    Luto por castrar maior número possível, nas vilas e bairros carentes.

    Curtir

  31. nice

    gente por favor façam a versão de 2022, tá uma baderna essa eleição. Sei que rede e psol como partidos apoiam as propostas que respeitam os animais se pudessem dizer os candidatos seria ótimo. De maneira geral sempre voto psol, rede ou em ultimo caso partido verde, são os três únicos que de fato defendem os animais e o meio ambiente.

    Curtir

Deixe um comentário