Documentários

SELEÇÃO POR JULIO CESAR PRAVA | ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 26/04/2024

Nesta página você encontra diversos filmes que falam sobre veganismo, exploração animal e especismo.

  1. Curtas
  2. Longas

Curtas

  • A engrenagem (2012)

Curta-metragem sem apelos ou imagens chocantes, que explica de que forma a pecuária afeta o meio ambiente, demonstrando que a alimentação de carne é um assunto complexo, para além do vegetarianismo.

  • Conheça a sua carne (2002)

Este é um documentário produzido pelo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que mostra a realidade das fazendas industriais no tratamento animal.

  • Da fazenda à geladeira (2014)

Curta produzido pela ONG Mercy For Animals que revela os bastidores dos matadouros e das fazendas industriais.

  • Foie Gras – Realidade X Futilidade

Este vídeo expõe cenas comuns na indústria do Foie Gras, onde os animais acabam tendo uma vida miserável e passando por sofrimento diário.

  • Norm (2017)

“Norm” é um curta-metragem sobre dois colegas de quarto debatendo sobre a moralidade do estupro, em uma sociedade onde estuprar mulheres é legal e socialmente aceito.

  • O Que Veio Antes?

Steve-O mostra 3 histórias incríveis de animais que, após tragédias naturais, conseguiram escapar de matadouros nos EUA e hoje vivem em um dos mais famosos abrigos para animais do mundo, o “Farm Sanctuary” (Fazenda Santuário).

  • O rebanho (2002)

The Herd é um premiado curta-metragem que ficou conhecido como um “terror feminista vegano”, dirigido por Melanie Light, escrito por Ed Pope e estrelado por Pollyanna McIntosh, Victoria Broom e Charlotte Hunter. No curta, várias mulheres sequestradas e traficadas são presas em um centro médico esquálido. “O rebanho” faz um paralelo de exploração substituindo vacas por seres humanas e, ao fazer isso, espera promover uma maior compreensão e empatia por estes animais que tanto sofrem na indústria de laticínios por serem fêmeas.

  • Paredes de vidro (2011)

Curta narrado por Paul McCartney que expõe não somente a indústria da carne, mas dos ovos e dos leites. Ele foi feito também pelo PETA.

  • Uma vida interligada (2009)

Uma vida interligada é um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. Não contém cenas fortes.

  • Via Legal – Crueldade no Mar (2009)

O abate de tubarões em alto mar, apenas para a retirada das barbatanas, é realidade no mundo inteiro. No sul do país, uma apreensão de nadadeiras virou caso de Justiça. O episódio chama atenção para a prática do finning, um tipo de pesca proibido por lei e que representa uma ameaça ao equilíbrio marinho.

Longas

  • A carne é fraca (2005)

Documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa, que demonstra como o hábito de comer carne prejudica o meio ambiente, a saúde humana e a dura realidade dos abatedouros.

  • A enseada (2009)

Este é um dos documentários mais chocantes que você irá ver na sua vida. No sul do Japão, todos os anos, golfinhos são massacrados, mortos ou capturados para uma vida inteira de cativeiro, em parques aquáticos. No país algumas pessoas se alimentam de golfinhos. Infelizmente, o massacre continua, pois na tentativa de tentar impedi-lo, ativistas podem ser presos pelo governo japonês. O que precisamos é chamar a atenção das autoridades, para que a morte dos golfinhos acabe de uma vez por todas.

  • Atave – Avicultura escancarada (2009)

Atave é um documentário curto que denuncia como é explicitamente cruel o tratamento reservado pela pecuária avícola de Pernambuco a frangos, galinhas e pintinhos.

  • A vida de Ohad (2014)

Ohad é um ativista dos direitos animais, por muitos anos ele evitou contato com sua família, o motivo: eles são carnistas. Ohad está tentando se reconectar com eles, mas ele precisa dizer que não mudará de ideia sobre seu tratamento com os animais e que este é o motivo que o manteve afastado.

  • Blackfish – Fúria animal (2013)

Blackfish é um documentário recente que revela a realidade das orcas, que vivem em cativeiro, para o entretenimento. O filme é um conjunto de entrevistas com ex-treinadores do maior parque aquático do mundo, o SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos. Tilikum, a primeira orca do parque, foi capturado em ambiente natural e já matou três pessoas em cativeiro. Apesar do SeaWorld negar todas as acusações do filme, vários artistas e patrocinadores não querem mais seus nomes associados aos maus tratos realizados no parque.

  • Canguru (2017)

Durante a noite, de três a quatro milhões de cangurus são mortos anualmente no maior massacre mundial em áreas terrestres. Graças ao documentário “Kangaroo” (Canguru), milhares de pessoas conhecerão este terrível fato.

  • Comida S/A

Comida S/A, dirigido por Robert Kenner, retrata a verdadeira face da indústria alimentícia nos Estados Unidos, mostrando os efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.

  • Coragem nativa (2010)
  • Crianças Veganas (2014)

Este filme exibe crianças veganas, como elas pensam e se são ou não saudáveis.

  • Dominion (2018)

Dominion,foi apelidado o Terráqueos australiano, e deve se juntar a outros filmes de “fabricantes de veganos”, como Cowspiracy e Forks Over Knives. Produzido pelo cineasta Chris Delforce, o documentário de longa-metragem expõe a indústria de agricultura animal da Austrália.

  • Especismo – O filme (2013)

Neste documentário, o jovem cineasta Mark Devries decidiu investigar o que está por trás da exploração dos animais. Na sua jornada, ele entrevistou uma série de cientistas e personalidades que oferecem uma visão Ética sobre os animais, incluindo Peter Singer, Marc Bekoff, Gary Francione e Richard Dawkins.

  • Huérfanos de La Leche: La Industria de Los Lácteos en Chile

O EligeVeganismo se infiltrou em uma série de empresas de laticínios no Chile para documentar o nascimento, a vida produtiva e a morte de vacas e bezerros. Uma investigação que não deve te deixar indiferente.

  • Lucent (2014)

Através de uma combinação de imagens de câmeras portáteis e ocultas, a Lucent explora o lado mais sombrio da indústria suína da Austrália, destacando a crueldade cotidiana aceita pela indústria como prática padrão.

  • Mercado de Peles (2010)

Mercado de peles é um documentário que denuncia a crueldade da indústria de peles.

  • Não matarás – Os animais e os homens nos bastidores da ciência (2006)

Mais um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa. Nele você irá conhecer como os animais são mortos nas redes de ensino e nos laboratórios científicos, muitas vezes, inutilmente. É um documentário que todo cientista, estudante universitário e adeptos da causa animal têm o dever de assisti-lo.

  • HOPE: O que você come importa (2018)

Apresentando Jane Goodall, T. Colin Campbell, Caldwell B. Esselstyn, Vandana Shiva, Melanie Joy e muitos outros especialistas, o filme tem uma mensagem clara: Ao mudar nossos hábitos alimentares, podemos mudar o mundo!

  • Samsara (2011)

O documentário Samsara, apesar de não ser dedicado a causa animal, é um filme diferente, que reúne coisas impressionantes do nosso mundo sem dizer uma só palavra. Todo o documentário foi filmado em 70mm, traz imagens estonteantes e aborda diversos assuntos. De danças e rituais desconhecidos à reflexões sobre como tratamos os outros seres deste mundo e sobre como isso volta para nós.

  • Terráqueos (2005)

Sem dúvida, qualquer pessoa deve assistir o documentário Terráqueos. Ele não fala apenas da parte da alimentação e dos abatedouros, mas sim do massacre dos animais em nome da diversão, dos cosméticos, das roupas e da ciência. O documentário é narrado pelo ator estadunidense Joaquin Phoenix, vegano e adepto da causa animal.

  • Um pedido de desculpas para aos elefantes (2013)

Narrado por Lily Tomlin e dirigido pela ganhadora do Emmy Amy Schatz, Um pedido de desculpas aos elefantes conta a problemática história dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também uma súplica para que salvemos o que sobrou na natureza de nosso mundo.

  • Vegano Periférico (2020)

O documentário aborda o veganismo a partir da perspectiva de Leonardo e Eduardo, dois irmãos ativistas da periferia de Campinas/SP e fundadores da página @veganoperiferico.