Sites Úteis

Nesta página estão listados principais sites nacionais e internacionais que abordam sobre direito animal e veg(etari)anismo. Os sites estão separados em cinco categorias: Portais de Notícias, Sites de Artigos, Blogs, Sites de Relacionamento e Sites para Marketing e Publicidade.

Portais de Notícias

Nacionais

É o primeiro e maior portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais.

Grupo de Ativistas que realizam ações/campanhas de proteção animal, vegetarianismo e veganismo. O Ativeg está presente nas principais cidades do país e sempre busca trazer ações inovadoras que conscientizem o público.

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca, idealizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.

Mapa Veg é um projeto que tem fundamentalmente o objetivo de manter um Censo online de pessoas vegetarianas, veganas e simpatizantes, mas que publica também notícias e artigos relacionados ao vegetarianismo e veganismo, bem como receitas culinárias veganas. O site lançou também uma ferramenta de classificados para empresas e empreendedores veganos.

Mimi Veg é um portal repleto de informações, com dicas de alimentação, receitas, produtos, artigos, notícias, entrevistas, adoção de animais e muito mais!

Portal em defesa dos seres sencientes feito pela ONG Olhar Animal.

PontoVeg é uma iniciativa de localizador e mapa colaborativo que se propõe a mapear estabelecimentos como restaurantes, lojas de produtos naturais, padarias, cafés, empórios, docerias, food-trucks, pizzarias, sorveterias, deliverys e estabelecimentos convencionais com opções vegetarianas ou veganas no Brasil.

É uma um veículo de comunicação independente do Movimento Animalista, sempre com um olhar animalista reflexivo e otimista, pegada abolicionista e com a responsabilidade e o comprometimento que os animais precisam e merecem.

O RotaVEG é um projeto que tem como objetivo frequentar, experimentar e divulgar lugares, eventos ou marcas que se dedicam de forma integral ou parcial à ideologia do veganismo. É de utilidade pública para moradores ou visitantes de SP, pois há um mapa com mais de 50 lugares registrados

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. Através de campanhas, convênios, eventos, pesquisa, educação e atuação política, a SVB realiza conscientização a respeito dos benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

Portal destinado a mostrar conteúdo saudável, restaurantes vegetarianos e simpatizantes, feiras e produtores orgânicos, lojas naturais, empreendedores e receitas.

Portal com muitas informações sobre vegetarianismo.

Veggi & Tal é um portal feito pelo casal Débora Pires e Leandro de Souza a fim de divulgar o veganismo. No site é possível encontrar receitas, notícias, artigos e muito mais.

É uma portal com foco na difusão do Veganismo.

A Vegpedia é uma enciclopédia e portal que mapeia pessoas, grupos, canais, textos e todo trabalho relevante e sério para veganos e interessados pelo assunto.

Veguia é um site com conteúdo produzido por Felipe Matula que visa trazer informações e notícias de tudo que faz parte do universo vegano.

É o maior portal sobre veganismo e direitos animais do Brasil e o segundo site dedicado ao veganismo mais acessado do mundo.

Internacionais

Este portal traz as últimas notícias positivas sobre veganismo e vegetarianismo. A fundadora Hannah Sentenac já escreveu para diversos sites grandes, mas fez este espaço exclusivo para esbanjar otimismo no que diz respeito aos animais.

Live Kindly é um portal vegano em inglês de notícias, receitas, reviews e muito mais.

Plant Based News é um site que traz conteúdo para quem tem interesse em vegetarianismo, veganismo, em saúde, meio ambiente ou notícias com os maiores nomes do mundo vegano.

No Vegan.com você encontra notícias dicas, receitas, reviews, videos e muitas outras coisas sobre veganismo.

Vegnews é uma revista sobre o estilo de vida vegano que traz novidades sobre comida, viagens, política, entretenimento e outras coisas.

Vegsource é um portal com dicas e conteúdo para vegetarianos, que aborda sobre saúde até direitos animais.

Sites de Artigos

Nacionais

Este site reúne perguntas e respostas que visam desmistificar o veganismo. É  bastante útil para quem pretende aprimorar a argumentação pela defesa dos animais.

A Revista Brasileira de Direito Animal é a primeira revista relacionada com o atual debate sobre o Direito Animal na América Latina.

A Sociedade Vegana é uma organização formada por pessoas conhecidas e ativas dentro do veganismo brasileiro: Sônia T. Felipe, Leon Denis, George Guimarães, Sérgio Greif, Douglas Ribeiro. Ambos fazem parte da corrente ética abolicionista.

Internacionais

A Animal Law and History Web Center é um projeto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de Michigan, sob a direção do Professor David Favre e Rebecca Wisch. Abriu pela primeira vez em agosto de 2002. Apesar de uma série de bons sites sobre questões animais existem na web, não há um lugar que reúne, em uma mansão abrangente, todas as peças do quebra-cabeça legal em formatos utilizáveis.

O Journal for Critical Animal Studies (JCAS) foi projetado para desenvolver uma consciência ativa da história da libertação animal, da prática, da teoria e da política. Este jornal é gratuito.

The Flaming Vegan é um site de artigos colaborativos para veganos disseminarem postarem seus textos e disseminarem suas ideias.

A Sociedade Vegana é uma organização que trabalha para tornar o veganismo uma abordagem facilmente adotada e amplamente reconhecida para reduzir o sofrimento animal e humano. No site você pode encontrar muitos artigos e notícias que abordam tal temática.

VeggieBoards é um fórum de discussão sobre vegetarianismo e veganismo.

Blogs

Nacionais

Direitos Animais

Blog do comunicador social Juliano Zakba que trás posts com uma visão da vertente abolicionista do veganismo.

Blog que trás posts visando abolição total da exploração animal.

Blog do Fábio Chaves que visa o debate sobre o veganismo no portal R7.

Blog do Yuri Gonzaga que visa o debate sobre o veganismo no portal da Folha.

Blog da organização sem fins lucrativos Defensores dos Animais que tem por objetivo melhorar as condições de vida dos animais, de quaisquer espécies, defender seus direitos e promover, entre pessoas e animais, uma convivência mais harmoniosa.

Blog que tem o intuito de combater o especismo e divulgar o antiespecismo, bem como desconstruir erros e mitos sobre questões envolvendo animais não humanos, estejam eles onde estiverem, sobre seu prato ou em qualquer canto obscuro da natureza.

Blog com ótimos artigos com a proposta de acabar com o especismo humano.

Blog com a intenção de reunir reflexões do autor sobre o veganismo e a relação deste com outros aspectos do cotidiano. É feito pelo bacharel em direito Samory Pereira Santos.

Blog da organização Proteção Animal Mundial que trás artigos a favor dos direitos animais.

O blog Quebra do Silêncio, criado por Mel, tem o intuito de informar, de sensibilizar e de mostrar como todos nós, enquanto seres sencientes, devemos ser respeitados como tal.

Blog do coletivo gaúcho Vanguarda Abolicionsta que tem como meta a libertação animal, o veganismo abolicionista e o antiespecismo.

Informação e inspiração sobre maternidade vegana.

Blog que se propõe a desmistificar a exploração animal à fim de combatê-la.

Blog que se dedica a coleta e divulgação de material sobre exploração animal e veg(etari)anismo de diversos outros blogs, ou seja, é um blog que se propõe a fazer uma curadoria.

O blog Vegetariamo é feito por Mayara, uma campinense vegana, e traz receitas, dicas de consumo, dicas de sites, listas de marcas veganas entre outras coisas.

É um blog/portal que divulga o veganismo abolicionista embasado pela teoria de Gary L. Francione.

Feito por um casal de brasileiros, relata o que tem de melhor em termos de comida, cultura e atividades que respeitem os Direitos Animais.

Culinária Vegetariana e Nutrição

Flor de Sal é um blog criado por Gabi Mahamud e nele você encontra um pouco sobre alimentação saudável, consciente, natural, algumas gordices e também sobre viagens que ela já realizou. Karelin Cavallari, Isabela Pereira e Ana Helisa Cardoso, completam a equipe.

Blog e portal voltado a culinária e nutrição vegana. É um projeto idealizado e mantido por Claudia Papp e Bruno Cezar Rocha.

Papa Capim é um blog com receitas mantido por Sandra Guimarães que se propõe a desmistificar a culinária vegetal.

Este site tem como objetivo mostrar quão prática, versátil e variada pode ser a culinária vegetariana para quem gosta ou não de carne. Nele você encontra receitas para todos os gostos: opções naturais e levinhas, comfort food, opções sem glúten, receitas práticas para o dia a dia e até junk food.

Vegana Prática é um blog feito por Juliana Couto feito para mostrar suas aventuras na cozinha, com receitas veganas práticas e acessíveis.

Vegaromba é um blog de culinária vegetariana feita pelo ativista vegano David Arioch.

Moda

Depois de mais de 10 anos estudando e trabalhando na área de moda, comunicação e pesquisa de tendências – e meia década de intenso amadurecimento pessoal e espiritual – a vegana Marina Colerato criou o Modefica. Desde 2014, a plataforma vem se tornando referência nacional no segmento de moda e comportamento quando o assunto é sustentabilidade, empreendedorismo feminino e melhores práticas não só de produzir e consumir moda, como de viver, criar e se relacionar.

Internacionais

Direitos Animais

Este blog é feito pelo filósofo e scholar em direito fundador da corrente abolicionista dos direitos animais Gary L. Francione. O conteúdo é totalmente focado em direitos animais e no foco pela libertação animal e questões práticas decorrentes disto.

Bite Size Vegan é um recurso educacional gratuito baseado em vídeo em constante expansão para obter informações sobre todos os aspectos do veganismo consistindo em um canal do youtube e no site que o acompanha. Há muita informação e desinformação sobre o veganismo lá fora! Bite Size Vegan torna simples, divertido e acessível.

Vegan Wolf é um site para veganos, vegetarianos, qualquer um que tenha interesse no veganismo, pessoas que precisam de informações sobre livre de colesterol, ou alguém que, talvez tenha um amigo ou familiar que seja vegano, e que queira aprender mais sobre o que é um vegano.

WhyVeg.com é uma iniciativa da Animals Australia, uma organização nacional de proteção animal da Austrália. A Animals Australia faz campanhas para proteger todos os animais e é conhecida pelo seu trabalho inovador em investigar e expor a crueldade animal.

Culinária Vegetariana e Nutrição

Neste blog é possível encontrar muitas receitas de sobremesas veganas deliciosas.

Este é o site de Dr. Michael Klaper, um talentoso clínico, professor reconhecido internacionalmente e requisitado orador sobre dieta e saúde. Ele estudou medicina por mais de 40 anos e é um educador líder em nutrição aplicada baseada em plantas e medicina integrativa. Uma fonte de inspiração que defende dietas baseadas em plantas e o fim da crueldade animal em todo o mundo, o Dr. Klaper contribuiu para a criação de dois programas de televisão PBS Food for Thought e da premiada Dieta para uma Nova América baseado no livro do mesmo nome.

Blog gerido pela Dra. Nutricionista Juliana Tomandl Fontes que fala sobre reeducação alimentar trazendo dicas e sugestões para uma alimentação saudável vegetariana.

Neste site é possível descobrir muitas receitas veganas livres de gorduras, enviadas por diversos membros. A regra é  que prevalece é não adicionar óleo ou margarina.

A Forks Over Knives capacita as pessoas a viverem vidas saudáveis ​​mudando a forma como o mundo entende nutrição. O objetivo do site é fornecer motivação, orientação prática e causando melhora na vida das pessoas compartilhando ciência, histórias inspiradoras e receitas deliciosas.

Destaque na CNN, NY Times, Washington Post e Wall Street Journal, e atualmente o guia de restaurantes vegetarianos e veganos #1 da App Store. É possível procurar no site HappyCow um restaurante ou café local em mais de 180 países, ler comentários e ver fotos de restaurantes vegetarianos, lojas de alimentos saudáveis, padarias veganas,  serviços de catering veganos e muito mais. O serviço foi fundado em 1999.

Healthier Steps é um blog de culinária saudável, vegana e livre de glúten criado por Michelle Blackwood.

Este blog foi criado em novembro de 2008 para provar que a comida vegana pode ser tão boa quanto a comida não vegana. Além disso ocasionalmente encontra-se algum argumento sobre justiça alimentar e interseccionalidade das opressões.

Holy Cow é um blog de comida vegana que nasceu em novembro de 2007. Na Holy Cow você encontra mais de 800 receitas veganas fáceis, saudáveis ​​e saborosas que são testadas e testadas na minha cozinha da blogger Vaishali.

Isa Chandra Moskovitz é autora e co-autora de livros sucessos em vendas sobre culinária vegana. Dona de restaurante, ela criou o site Post Punk Kitchen que seria renomeado para Isa Chandra.

Este site apresenta as melhores e mais recentes receitas veganas (e achados) enviadas por uma talentosa comunidade global de blogs de comida.

My Vegan Planet é um blog culinário vegano mantido por uma chef de cozinha e jornalista. Você não vai se decepcionar.

Este blog foi criado por Mattie Hagedorn para trazer receitas de confeitaria veganas.

Vegan Bits é um blog feito por Lane e Jane Wright sobre o veganismo e traz informações nutricionais especificamente para veganos. Eles também apresentam avaliações de produtos, críticas de restaurantes, notícias e eventos, experiências de viagem e algumas de receitas próprias.

Vegan Chef é um site que disponibiliza muitas receitas veganas mantido por Beverly Lynn Bennett, autora de textos, receitas e colunas veganas.

O site Vegan Cooking fornece receitas veganas saudáveis ​​para satisfazer todos os seus desejos desde o café da manhã até o jantar até doces e lanches. Nele é possível encontrar, além de receitas, recursos e dicas de como viver “veganamente”, dicas de beleza, como se começar no veganismo e outras informações importantes para quem vai ter uma dieta baseada em plantas.

Tongue Ticklers é um blog de receitas que possui receitas sem leite, isentas de caseína, sem carne e sem ovos. As receitas no meu blog são descritivas, dando precauções e metodologia detalhada quando necessário.

Este site é feito para pessoas que desejam comer de uma forma mais saudável, cortar carne e/ou lácteos, mas não têm a motivação, a paciência ou o dinheiro, feito por alguém que passou por estes mesmos problemas.

Neste site você encontra milhares de receitas vegetarianas de origem indiana.

A maior coleção de receitas veganas do mundo, a VegWeb possui 15 mil receitas sem carne e criadas pelos usuários. Além disso, há no site milhares de membros, fóruns on-line ativos, blogs e muito mais.

A idéia de Vegan Happy Hour nasceu do aborrecimento de ir ao bar numa happy hour e acharem que a única coisa que você pode comer é alface. As receitas neste blog nascem da luxúria dos itens num menu do happy hour que gostaria de ter comido só que sem produtos de origem animal.

Este blog é feito por uma canadense chamada Emily von Euw e traz diversas receitas deliciosas e veganas.

O Vegetarian Times tem uma das maiores coleções de receitas vegetarianas e de conteúdo sobre de estilo de vida vegetariano da internet.

Yummy Plants é uma comunidade vegana, que ajuda as pessoas a ser tornarem veganas, com receitas, dicas de saúde, dicas de como falar em público e muitas outras coisas.

Sites de Relacionamento (Namoro e Amizade)

Nacionais

Anteriormente chamado Namoro Veg, o Loveg é um site brasileiro para conhecer pessoas veganas, vegetarianas ou simpatizantes para relações amorosas e amizade. O site tem mais de 10 mil pessoa cadastradas.

Internacionais

Vegan Passions é uma rede social para veganos que querem fazer amizades ou mesmo arrumar um relacionamento afetivo.

Vegr é uma rede social para conectar pessoas vegetarianas e veganas, seja para amizade ou para relacionamentos amorosos.

Sites para Marketing e Publicidade

O Guia Veg, guia vegano do brasil, é um sistema de classificados útil para encontrar empreendimentos veganos.

Veganistas é a primeira plataforma de influenciadores digitais veganos do Brasil. Sua missão é agenciar negócios entre empresas e influenciadores digitais.

Anúncios