Evely Libanori

Evely Vânia Libanori é uma professora brasileira especialista em linguistica e literatura e ativista pelos direitos animais.

Graduada em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), 1948-1988, Mestrada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 1991-1996 e Doutorada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2002-2006.

Evely é professora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá desde 1997. Na Pós-Graduação trabalha com romances latino-americanos e com o referencial teórico referente ao Existencialismo, Ecocrítica, Identidade humana e animal, Ética Animal.

É coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) desde setembro de 2012. Orienta pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação relacionadas a esses campos de estudo/conhecimento: Representação de Identidades na Literatura, Ética Animal, Representação Animal na Literatura, Clarice Lispector, Existencialismo. Em maio de 2014, lancei o livro de crônicas abolicionistas animalistas Nós, Animais.

Estou à frente do GAIA (Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre os Animais), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e que estuda libertação animal, ética animal, veganismo.

Tem diversos artigos publicados em periódicos e já participou em diversas bancas de trabalhos de conclusão, comissões julgadoras, orientações e supervisões de trabalhos acadêmicos.

Escreveu Nós, Animais, 2014, e Representação Animal na Literatura: Diálogos e Reflexões Literárias, 2015. Evely é vegana de corrente abolicionista desde 2005.


Texto formulado a partir do perfil da professora no site Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720572Z1


vegpedia / wikipedia / lattes / escavador / site / facebook / instagram / entrevista

Anúncios