Steven M. Wise

Steven M. Wise é um jurista americano especializado em temas de proteção animal, primatologia e inteligência animal.

Ele ensina Direitos Animais na Harvard Law School, Vermont Law School, John Marshall Law School, Lewis & Clark Law School e Tufts University School of Veterinary Medicine.

Wise praticou tem praticado leis de proteção animal por mais de 30 anos. Foi presidente do Animal Legal Defense Fund (ALDF) de 1985 a 1995. Escreveu quatro livros, incluindo Rattling the Cage – Toward Legal Rights for Animals (Sacudindo a Gaiola – Rumo aos Direitos Legais para os Animais) de 2000, Drawing the Line – Science and the Case for Animal Rights (Desenhando a Linha – A Ciência e o Caso dos Direitos Animais) de 2003, Though the Heavens May Fall – The Landmark Trial That Led to the End of Human Slavery (Embora os Céus Possam Cair – O Julgamento Histórico que Levou ao Fim da Escravidão Humana) de 2005, and  An American Trilogy – Death, Slavery and Dominion on the Banks of the Cape Fear River (Uma Trilogia Americana – Morte, Escravidão e Domínio nas Margens do Rio Cape Fear) de 2009, bem como inúmeros artigos de revisão de direito sobre aspectos da jurisprudência dos direitos animais.

Desde 1995 Wise tem sido presidente do Nonhuman Rights Project, uma organização de direitos civis que trabalha para obter direitos legais para animais não humanos na qual é também fundador. O Nonhuman Rights Project começou a apresentar uma série de casos de defesa de chimpanzés nos tribunais do Estado de Nova York em dezembro de 2013, exigindo que os tribunais reconheçam que os chimpanzés são “pessoas” para fins de uma lei comum e mandado de habeas corpus.


Texto formulado e traduzido a partir do site da Lewis & Clarck Law School em: https://law.lclark.edu/live/profiles/6509-steven-wise


vegpedia / wikipedia / site / facebook / instagram / entrevista

Anúncios