O que é a Animal Front Liberation (ALF)?

Conheça um pouco sobre a organização internacionalista sem lideres que se dedica à ação direta pelo fim do especismo e em busca dos direitos animais.

Quem é a A.L.F.?

O A.L.F. não é um grupo fechado por assim dizer. Não há listas de membros nem líderes, porque sua atividade é ilegal. Os ativistas da A.L.F. mantêm seu envolvimento secreto – do público, de suas famílias, de seus amigos, de todos – a fim de permanecerem livres e continuarem realizando ações diretas.

Qualquer pessoa que execute uma ação de acordo com as diretrizes da A.L.F. podem se considerar-se um ativista da A.L.F.

Quando surgiu?

Em agosto de 1974, Ronnie Lee e Cliff Goodman foram presos por sabotar laboratórios de testes em animais em ações pelo grupo Band of Mercy. Após o ocorrido respondiam em condicional e fundaram a Animal Liberation Front.

O que é ação direta?

“Ação direta” é um termo que muitas vezes é mal interpretado. Tem a reputação infeliz de fanatismo dramático, mas em essência, é frequentemente mais quieto e mais poderoso que este estereótipo. Agir diretamente é abordar a questão real de sua preocupação. Se você está trabalhando contra a fome, pode ser simplesmente dar uma refeição a alguém. Se você está trabalhando contra a falta de moradia, pode estar assumindo uma casa abandonada e tornando-a habitável. Se você quiser acabar com a crueldade animal, pode incluir, entre outras coisas, remover / liberar animais dos laboratórios.

A Ação Direta é usada para descrever uma ampla gama de atividades projetadas para chamar a atenção para um problema específico. É realizado por pessoas que têm pontos de vista fortes que não estão sendo reconhecidos ou atuados por seu governo. Geralmente, é um último recurso quando outros meios de protesto foram julgados e não produziram o resultado desejado. A ação direta às vezes envolve agir contra a lei.

A ação direta difere da ação de protesto simbólica, que faz lobby com alguma autoridade para mudar políticas. Uma vantagem da ação direta é que ela não requer a cooperação da autoridade para ser eficaz. Se eles intervirem para impedir sua ação, você terá uma história dramática; se eles te ignoram, você seguiu sua consciência e pode continuar seguindo-a ainda mais.

Qual a missão da A.L.F?

A missão da A.L.F é alocar efetivamente recursos (tempo e dinheiro) para acabar com o status de “propriedade” de animais não humanos. O objetivo da missão é abolir a exploração animal institucionalizada, porque ela pressupõe que os animais são propriedade.

Quais são as diretrizes da A.L.F?

As diretrizes da ALF são:

  1. Libertar os animais dos locais de abuso, ou seja, laboratórios, fazendas industriais, fazendas de peles, etc., e colocá-los em boas casas onde possam viver suas vidas naturalmente, livres de sofrimento.
  2. Infligir danos econômicos aqueles que lucram com a miséria e a exploração de animais.
  3. Revelar o horror e as atrocidades cometidas contra os animais por trás de portas trancadas, realizando ações diretas não violentas e liberações.
  4. Tomar todas as precauções necessárias para não ferir qualquer animal, humano ou não humano.
  5. Analisar as ramificações de qualquer ação proposta e nunca aplicar generalizações quando informações específicas estão disponíveis.

Isso não é terrorismo?

Aqueles que desejam desacreditar a A.L.F. são rápidos em usar a palavra terrorismo. No entanto, desde a sua primeira ação em 1976, nenhum humano ou animal jamais foi ferido pela A.L.F. Muitas empresas que infligem imenso sofrimento a animais não humanos fecharam devido as ações da A.L.F.

Referindo-se aos ativistas da A.L.F. como terroristas banalizam o terrorismo real e obscurecem a verdadeira natureza da A.L.F. Pelo contrário, os ativistas da A.L.F. são pessoas compassivas que colocam sua própria liberdade em risco para ajudar os animais que não podem lutar por si mesmos.

Embora os protestos e a educação sejam importantes para garantir a liberação de animais a longo prazo, a história mostra que todas as ferramentas na caixa de ferramentas são necessárias para alcançar uma mudança rápida e duradoura.

Como posso ajudar a A.L.F?

A A.L.F. opera anonimamente, não há como ajudar em ações antes que elas aconteçam. No entanto, você pode ajudar a criar uma cultura de suporte para o A.L.F. doando para fundos legais de defesa daqueles que foram presos por atividades pela A.L.F., escrevendo para prisioneiros, e falando em apoio à ação direta em todas as oportunidades.

Sites para saber mais sobre a Animal Liberation Front e suas ações


Texto coletado e traduzido pelo ativista e designer Julio Cesar Prava, publicado em outubro de 2018. Dados coletados em: http://www.animalliberationfront.com/ e em: http://www.directaction.info/

 

Anúncios