Vencedora do programa culinário Cozinheiros em Ação, da GNT, é vegana


Suzan Zacchi, vencedora da 5ª temporada do programa culinário ‘Cozinheiros em Ação’, é vegana. O programa é um dos maiores do gênero de show de talentos culinário do país e está sendo reprisado na GNT, canal pertencente ao Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil e da America Latina.

O episódio em que ela sagrou-se campeã foi ao ar na quarta-feira, dia 2 de novembro, e agora está disponível online na Globo Sat Play e pode ser conferido na íntegra no link: Cozinheiros em Ação – Temp. 5 – Ep. 13 (final)

O irmão, Bruno Zacchi, convidado para auxiliar na prova final, afirmou no programa que ela é vegana (aos 09:00 minutos do vídeo): “Independente da Suzan ser vegana, não trabalhar com proteína animal, o potencial que ela têm dentro da cozinha é muito, e outra, ela nem sempre foi vegana.”

A cozinheira foi constantemente elogiada durante o episódio final. O chef e apresentador Thiago Castanho (aos 20:25) reconheceu os dotes culinários de Suzan: “Desde o início do programa, foi apresentada para a gente como cozinheira vegetariana e muitos pensaram que isso podia prejudicar.” Já sua sobremesa de maçã recheada com caramelo salgado, crumble e chantilly de limão foi enaltecida pela jurada Carmem Virginia, considerada a “mais chata” do programa (em 33:50): Para mim, até hoje, foi a melhor sobremesa que eu já provei na minha vida, não só do programa.”

Mesmo sendo vegana, Suzan cozinhou diversos animais durante o programa. Apesar disso, todas as vezes que teve oportunidade ela preparou receitas vegetarianas e ganhou as provas, surpreendendo o público e os jurados. Na final, mostrou descontentamento em ter que cozinhar carne (aos 04:15): “Eu não esperava ter que trabalhar hoje, na final, com carne de novo, eu pensei que eu ia poder criar alguma coisa.” A cozinheira também falou o que fará com a premiação do programa (em 25:35): “Os trinta mil, hoje, eu vou dividir com o meu irmão e investir ou em marketing ou em louça.”

A vitória de Suzan entrou para a história como a primeira vez na televisão brasileira que um vegano venceu um reality show gastronômico. A chef, além de ostentar este título, em parceria com a fotógrafa Elisa Correa e a food stylist Elaine Correa, é co-fundadora do projeto LEGŪMINA, localizado na cidade de São Paulo, que tem como lema “os vegetais são protagonistas”. A iniciativa se propõe a cozinhar, produzir, fotografar e dar workshops sobre fotografia e produção de culinária vegetal, confira o instagram da marca. É possível acompanhar também o trabalho pessoal da vencedora, auto-denominada cozinheira de plantas, em seu instagram: Suzan Zacchi.

Confira no vídeo abaixo uma receita vegana de Moqueca de Pupunha no canal Pasta and Roll com participação da Suzan!

 

 

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s