Donald Trump, presidente dos EUA, elimina regulações de bem-estar animal


Após ter anulado a proibição da importação de produtos feitos de elefantes vindos de regiões da África provenientes da caça exportiva, Donald Trump ataca novamente. Desta vez o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revogou uma regra que regula os padrões de bem-estar dos animais “de criação” para que a carne de gado e de aves possa ser vendida como “orgânica”.

A regra banida foi criada 2016, na gestão Obama, após pressão de vários grupos que pediam implementação de condições menos piores para animais de criação, tais quais galinhas livres de gaiolas (cage-free) e outros animais terem criação à luz do dia.

Em entrevista ao site VegNews, Lindsay Wolf, vice presidente de investigações da ONG Mercy For Animals, disse sobre o ocorrido: “Este é um caso da raposa que guarda o galinheiro”. Ela ainda acusou os funcionários do governo por estarem protegendo os lucros do agronegócio em detrimento aos animais, da segurança alimentar e dos direitos dos trabalhadores.

A anulação da regra para “orgânicos” tem a justificativa dela ser uma regulamentação excessivamente prescritiva e que desencoraja a inovação tecnológica e social, além de criar dificuldades para a evolução do mercado por impor encargos regulatórios desnecessários. Veja o documento em inglês clicando aqui.

A medida bem-estarista banida pelo presidente, ainda que seja uma solução que não interesse e proteja de verdade os animais, demonstra um retrocesso, pois acaba por deixar os animais em condições ainda piores.

Fonte: VegNews

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s