Muro Estados Unidos-México pode levar espécies ameaçadas à extinção


O muro que dividirá as fronteiras entre EUA e México iniciou sua construção no ano passado, no mandato de Donald Trump. Alvo de diversas críticas e polêmica ao redor do globo, o projeto tem outro agravante menos discutido, que é seu impacto ambiental. “Muro de Fronteira: Um mal para a biodiversidade” (em português) expõe o problema.

O estado mais afetado é o Texas, por onde passa o Rio Grande, que marca a divisória das duas nações. Para cada km de muro construído, cerca de 12 à 20 hectares de ecossistema terão que ser destruídos; para algumas espécies essa situação é fatal, por se desenvolverem apenas na região do sul do Texas, como a flor selvagem Physaria thamnophila, ou que já se vêem ameaçadas, como o cactus Coryphantha ramillosa, que está exatamente no caminho planejado da barreira. Certas plantas terão sua reprodução prejudicada, já que seus polinizadores não conseguirão atravessar o muro, e, por consequência, acarretará diminuição da variabilidade genética.

Animais de todos os portes também sofrerão as consequências, sejam elas perda de habitat, separação de grupos e maiores riscos de serem pegos por enchentes do rio. Animais como o Urso Negro, que tem populações no Texas e no México, caso separadas,  uma seria levada à extinção, por se tornar tão pequena que seja inviável sua continuidade. Jaguatiricas, porcos-do-mato, répteis, anfíbios e outros mamíferos também são citados como casos preocupantes.

Anúncios

Um comentário sobre “Muro Estados Unidos-México pode levar espécies ameaçadas à extinção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s