Pesquisadores descobrem que vitamina B12 pode ser armazenada também por plantas, ao contrário do que antes se pensava


Os veganos não precisam ter muitas preocupações relacionadas à suplementação alimentar, já que o reino vegetal é repleto de nutrientes, exceto em relação à vitamina B12 (cobalamina). Era consenso da comunidade que a vitamina só era encontrada em produtos de origem animal; entretanto, é importante frisar que não são os animais que produzem a vitamina, mas sim bactérias, que são ingeridas por ou vivem nos organismos dos bichos. B12 não é um problema para os veganos, pois é facilmente sintetizada em laboratório sem utilizar insumos animais.

A vitamina B12 é essencial ao organismo humano. Sua deficiência pode causar dormência nos membros, dificuldades de memória, fadiga, problemas severos no sistema nervoso, dentre outros, dependendo da gravidade da insuficiência nutricional. Existem outros animais que também necessitam de B12 em seu corpo, mas os métodos de absorção são diferentes; alguns deles, como os bovinos, mantém relação harmoniosa com as bactérias de seu trato intestinal, que produzem a cobalamina, sendo mais tarde absorvida pelo seu próprio corpo. Infelizmente, o ser humano não consegue manter a mesma relação, e precisa ingerir o nutriente. As nossas bactérias produzem também a B12, mas o local de absorção em nosso cólon impossibilita a infiltração pelo que foi produzido diretamente dentro do organismo.

vitamins-supplements-herbs_vitamins_finding-good-vitamins_1440x1080_58529972-1024x768

Um estudo (link) lançado nesse mês, porém, traz informações novas sobre a cobalamina. Plantas e fungos, normalmente, vivem sem utilizar a vitamina B12 em seus processos biológicos. Entretanto, houve a dúvida sobre a possibilidade de transporte ou armazenamento da mesma, motivando um experimento. Escolheram uma escola de ensino fundamental, na qual os jovens cultivavam agrião. As plantas cresceram em um ambiente fortificado com vitamina B12, mas apenas externamente; nada foi injetado nas plantas. Após 7 dias, as folhas foram removidas e analisadas em laboratório, e a presença de B12 foi confirmada. O experimento foi repetido com outra variação da cobalamina, e, novamente, foi observada a vitamina no agrião. A absorção e transporte de B12 por plantas foi comprovada.

Talvez, em algum futuro próximo, plantas possam se tornar fontes confiáveis de vitamina B12, e a necessidade dos suplementos desapareça. A expansão de uma dieta vegetariana se torna cada vez mais viável, em qualquer situação. Os pesquisadores completam:

“uma descoberta valiosa à medida que o mundo se torna cada vez mais livre da carne”

 

Anúncios

4 comentários sobre “Pesquisadores descobrem que vitamina B12 pode ser armazenada também por plantas, ao contrário do que antes se pensava

  1. Então, mas nesse estudo só obtiveram tal resposta pq utilizaram a b12 sintética para fortificar essas plantas. Se a planta carregasse sozinha a B12, encontraríamos a presença dela em todos os alimentos orgânicos. Ainda estamos “engatinhando” nesse sentido.

    Curtir

    1. Fortificou o ambiente, não a planta diretamente. Mas é isso, o estudo não está dizendo que plantas produzem b12, mas que armazenam.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s