60% dos mamíferos vivos são escravizados pela pecuária, diz estudo


Um novo estudo americano traz informações chocantes sobre a relação que o ser humano tem desenvolvido com as outras formas de vida do planeta Terra. Baseando-se em medidas de biomassa (utilizando massa do carbono como referência), comparações interessantes são feitas entre os reinos dos seres vivos. Biomassa se refere à quantidade de matéria viva no ecossistema.

traduzido reinos

A imagem acima e as informações foram retirada do estudo original do PNAS. Do lado A, observamos a divisão da biomassa em relação aos reinos dos seres vivos. O lado B é a extensão do reino animalia. Os seres humanos, com a industrialização, já criam uma biomassa de mamíferos em cativeiro (0,1 Gt C, já que a biomassa maior da pecuária é majoritariamente de bois e porcos) cerca de 14 vezes maior do que o número daqueles selvagens (0,007 Gt C); as aves também não são excessão. O estudo estima que existe aproximadamente 0,005 Gt C de frangos escravizados pelos seres humanos, enquanto o número de aves selvagens é apenas 0,002 Gt C. Impressionantemente, humanos e animais de pecuária superam todos os vertebrados combinados, com a exceção dos peixes.

Quando comparamos os dados do presente, com os dados de épocas anteriores aos impactos dos seres humanos, vemos o nosso nível de destruição. Humanos contribuíram significativamente para a extinção da megafauna quaternária, que, na época (entre 50.000 e 3.000 anos atrás), acabou com metade das grandes espécies de mamíferos terrestres. A biomassa de mamíferos selvagens naquele período era de 0,02 Gt C, e no presente, apenas 0,003 Gt C, 7 vezes menor. Os mamíferos aquáticos também foram atingidos pela pesca e exploração marinha, no passado representando 0,02 Gt C, para atualmente serem 0,004 Gt C.

biomassa trad

Observando a quantidade total de mamíferos (pecuária, humanos e selvagens), 60% deles são escravizados pela indústria humana, e apenas 4% é livre na natureza. Sobre as aves, 70% estão em cativeiro, e apenas 30% composto de outras espécies selvagens. A pesca e caça marinhas também dizimaram 80% da biomassa de mamíferos aquáticos. Enquanto o total de mamíferos selvagens diminuiu em cerca de 6 vezes, a quantidade de mamíferos total cresceu 3,25 vezes, devido a normatização da industrialização de vidas (principalmente de bois e porcos) pela espécie humana, que também se tornou superpopulosa. Não apenas animais, mas plantas também sofreram com a ação de nossa espécie, sendo que hoje sua população é 2 vezes menor em comparação ao período anterior à nossa existência.

farm-food-cattle-foot-livestock-mammal-eat-cows-nose-snout-stall-animals-dairy-cattle-feed-lower-saxony-animal-husbandry-dairy-cow-factory-farming-cattle-like-mammal-920170

Os seres humanos, que representam apenas 3% dos animais, foram capazes de destruir 85% da biomassa dos mamíferos selvagens. Enquanto criamos a civilização e construímos um mundo apenas para nós, destruímos outros seres e o ambiente natural de todos os reinos do planeta. Ao esquecermos do respeito às outras formas de vida, também nos condenamos, pois somos todos terráqueos. Professor Ron Milo, que conduziu o estudo e afirmou que decidiu diminuir o consumo de carne devido aos seus impactos ao meio ambiente, disse ao The Guardian:

“Espero que isso dê as pessoas uma perspectiva do papel dominante que a humanidade tem na Terra, (…) É definitivamente chocante, nosso papel desproporcional da Terra. Quando jogo um quebra cabeças com minhas filhas, normalmente existe um elefante do lado de uma girafa e de um rinoceronte. Mas se eu quisesse dar a elas um senso mais realista do mundo, seria uma vaca do lado de uma vaca, de mais outra vaca e de uma galinha.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s