Rio Grande do Sul discute a proibição da exportação de animais vivos pelos portos do Estado


Regina Becker, deputada estadual do Rio Grande do Sul, colocou em discussão um Projeto de Lei que visa proibir exportação de gado vivo no Estado. Em São Paulo está acontecendo situação semelhante, onde pecuaristas e políticos tem feito lobby para barrar a votação do Projeto de Lei 31, de autoria de Feliciano Filho, que está para ser votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em entrevista ao Canal Rural, Regina disse:

“Os navios tem mais de 40 anos de idade, eles foram adaptados pra fazerem o transporte, eles não tem condições nenhuma de fazer isso dentro de parâmetros sanitários legais. Como os mares são de todos e é muito difícil fazer fiscalização, não existe nem a presença de veterinários ou do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, do MAPA, cumprindo a legislação que é acompanhar a carga até o local do desembarque, então nós queremos é garantir situações de bem estar.”

Regina é filha de pecuarista e atesta a crueldade no transporte de animais em seu blog.

A situação têm causado conflito entre os próprios pecuaristas, onde alguns argumentam que é melhor o fortalecimento do mercado interno e a venda de animais já abatidos, já outros se colocam contra por ganharem dinheiro justamente pela venda direta de animais para exportação.

Diversos ativistas pelos animais tem se mobilizado em prol da proibição, pois além do transporte marítimo ser uma atividade cruel com os animais, que ficam confinados em meio a dejetos e com alimentação inadequada por horas – o que faz alguns irem a óbito durante a viagem -, ela causa danos ambientais aos mares.

Vale lembrar que a medida apenas visa reduzir danos não resolvendo de fato situação dos animais e a preservação efetiva do meio ambiente, para isso é necessário maiores mudanças culturais visando a redução na questão do consumo de animais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s