Documentário brasileiro sobre exportação de animais vivos é lançado


O grupo de ativistas chamado Nação Vegana acaba de lançar um mini documentário sobre a cruel atividade de exportação de animais vivos.

O documentário “Exportando Vidas” tem 15 minutos de duração e revela que os interesses dos pecuaristas que realizam a atividade não são fundamentalmente importantes à economia do país como eles costumam alegar. O verdadeiro motivo por qual defendem a prática é pela obtenção de um maior lucro devido à menor taxação de impostos.

Como qualquer outra atividade comercial, a exportação de animais vivos tenta diminuir custos e aumentar lucros, quem sofre com isso são os animais – mantidos e transportados em condições impróprias, perigosas e quase sempre degradantes.

Durante o filme, especialistas comentam sobre a atividade mostrando aspectos econômicos, jurídicos, ambientais, sanitários e éticos – que por sua vez se sobrepõem ao bem estar dos animais – sobre a exportação.

Boa parte dos defensores da atividade são pecuaristas que lucram com animais vivos vendidos especialmente para países árabes em que os animais tem que ser abatidos seguindo preceitos religiosos. Nestes locais é comum o abate Halal, onde os animais conscientes tem a garganta cortada para sangrar até a morte, tal ritual é extremamente cruel e não segue a sua diretrizes da ONU sobre o estar animal, nem mesmo a legislação brasileira.

É válido lembrar que apesar da questão da proibição da exportação de animais vivos estar sendo conduzida por ativistas pelos animais, ela também é interessante para alguns grupos de pecuaristas que não exportam ou que preferem a exportação dos animais já mortos.

Confira abaixo o documentário:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s