Eduardo Jorge pede o fim da exploração animal em convenção que oficializou sua vice-candidatura à presidência


Em Convenção Nacional do Partido Rede Sustentabilidade que ocorreu no sábado (04), em Brasília, foi confirmada  a candidatura de Marina Silva a presidência da república com Eduardo Jorge sendo vice. Ambos políticos discursaram por alguns minutos e falaram sobre temas diversos.

Eduardo Jorge é um social-democrata e critica os autoritarismos extremos das ideologias e discorda daqueles que acham que o mercado é um deus e também daqueles que acham que o estado poderoso e totalitário resolverá problemas sociais.

Ele tocou em alguns pontos que os políticos pouco falam como o combate ao aquecimento global, a necessidade de mudança para energias sustentáveis, o aprimoramento do desenvolvimento científico e da agricultura para que sejam sustentáveis, alimentação saudável e segura, e citou direitos humanos e direitos animais.

Eduardo deu um discurso ambientalista simpático à causa pelos animais e afirmou que é um ato revolucionário ter uma postura pelo preservação do planeta (em vídeo):

“A revolução industrial que o capitalismo e o socialismo comandaram trouxe benefícios, não há dúvida que trouxe, mas também por não terem a consciência de um fato essencial que fomos nós, no conjunto de toda aquela rebelião de juventude das décadas de 68, 69, 67, que veio junto com a revolução da independência da mulher, apareceram profetas, poetas, santos, cientistas, que apontaram o fato que o capitalismo e o socialismo não se atentaram, e perante o qual eram irmãos siameses, os recursos da Terra são finitos. Essa é a ideia mágica que apareceu na década de 60 e criou um movimento que vai mudar a forma de viver no mundo, está mudando e vai mudar! […] o movimento ambientalista […] vieram para mudar, reformar completamente a forma como o capitalismo e o socialismo organizaram a vida no mundo. […] Ninguém pode ser o mensageiro da revolução ambiental se não fez a revolução humana dentro de si.”

Ainda em sua fala ele incentivou o vegetarianismo e o veganismo e complementou condenando a exploração dos animais (em vídeo):

“O que deve haver entre nós (entre os ecologistas e os agicultores) é um casamento, um pacto, pelo futuro, pela saúde do planeta e das nossas famílias: a agricultura agroecológica. E cada vez mais eles vão se convencer disso […] Já há espaços no mundo que tem prazo para tirar o veneno da comida, e isso vai chegar no Brasil, eles sabem […] portanto, há espaço para esse diálogo, à alimentação segura, saudável, de preferência vegetariana e vegana, essa é a tendência de mudança revolucionária no mundo, não só por causa da nossa saúde, mas por causa da saúde do planeta e porquê não se admite mais que escravos de outras espécies fiquem sofrendo para produzir alimentos quando já há segurança na produção completa para abolir a escravidão dessas espécies que convivem conosco. Abolicionismo Animal! Eles têm direito à terra, ninguém disse que eles estão aqui para ser escravos nossos, e serem torturados diariamente para colocar um pedaço de carne na mesa, não precisa! […] Essa é a nova forma de viver, e essa nova forma de viver vai exigir novas formas institucionais de organizar a sociedade!”

Por fim completou o discurso citando sua tia que faleceu com 102 anos e não se alimentava de carnes. Vale lembrar também que no programa do Partido Verde de 2014, quando Eduardo era candidato à presidência – terminando em 6º – Eduardo falava sobre o incentivo ao vegetarianismo por ser uma proposta política que pensa a longo prazo, resta saber se o partido REDE irá aplicar as mesmas medidas. Confira abaixo:

Apesar de suas falas, o vice da candidato se auto-intitula, em suas redes sociais, como vegetariano e não como vegano. Segundo o site Vista-se, Eduardo Jorge é ovo-lacto-vegetariano, e ainda consome ovos e leite, produtos provindos da pecuária, portanto, ele continua a incentivar a exploração animal para alguns fins.

O site Globo Rural recentemente publicou a informação de que Marina Silva é vegana, mas não foi encontrado qualquer registro que confirme isto.

Leia mais sobre Eduardo Jorge aqui e sobre Marina Silva aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s