Evento ‘Política Pelos Animais’ debateu medidas que podem ser tomadas para ajudar os animais após as eleições


No última sexta (28), o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA) realizou na Editora Kazuá, em São Paulo, um debate com ativistas alguns candidatos e ativistas que defendem a causa animal.

O evento foi organizado pelo jornalista Maurício Kanno contou com a presença das candidatas ao cargo de deputado(a) estadual Patrícia Zanella (Rede) e Luli Sarraf (AVANTE) e também de Cesar Rocha (REDE), vereador de Valinhos e candidato a deputado federal, e da candidata a deputada federal Piscila Cavalcante (PSOL), o evento também contou com a presença  ativistas veganas Raquel Sabino Kaz e Karina Somaggio.

No início da conversa, Karina Somaggio ressaltou a necessidade de estabelecer no congresso nacional uma bancada que represente os animais para enfrentar os deputados já estabelecidos da bancada ruralista. Segundo ela, é preciso de representação política dos veganos, pois a articulação política é o instrumento que gera mudanças.

Cesar Rocha citou o retrógrado método de controle populacional de animais pelo extermínio e disse que a solução para a proteção animal para pets tem quatro pilares: castração, identificação (chipagem), adoção e conscientização. Além disso, disse que o processo político é de intensa negociação, e para legislar é preciso de se organizar em blocos, mesmo com pessoas dissidentes. Contou que têm experiência política e muitas projetos sancionadas como leis, inclusive a proibição do sacrifício de animais em rituais religiosos e a proibição do rodeio na cidade. Cesar ainda criticou os castramóveis, falando que o investimento é ruim e a solução é que as cidades tenham centros cirúrgicos fixos e sugeriu para pessoas que gostam dos animais que desconfiem de políticos que não são veganos, vegetarianos e não tenham pessoas assim em suas equipes e assessorias.

Em seguida, Patrícia Zanella concordou com Cesar e contou um pouco sobre sua trajetória no partido REDE onde foi coordenadora da comunicação estadual e foi uma das fundadoras do Elo Mulheres que é o elo responsável por gerir os recursos para mulheres e fomentar políticas públicas.

Dando sequência, a ativista Raquel Sabino, Kaz, se apresentou e disse que é necessário pautarmos o ativismo no meio político e na mídia. Falou também do seu ativismo pelo grupo Nação Vegana que tem se concentrado na proibição da exportação dos animais vivos e também em estabelecer alianças entre veganos para estimular o crescimento do veganismo.

A ativista Priscila Cavalcante contou que faz palestras de conscientização sobre maus tratos aos animais e realiza resgates, disse que se na política pretende se focar na castração para diminuir o crescimento populacional dos animais de rua e também na conscientização sobre o tema.

Luli Sarraf ao se apresentar falou um pouco da sua trajetória que a levou a adentrar ao partido AVANTE e contou sobre seu ativismo pelos animais por meio da campanha Celebridade Vira-lata, onde visou a adoção de animais de rua e atendeu a prevenção do problema dos pets, animais abandonados e de rua tendo já acompanhado mais de 10 mil castrações e teceu elogios e críticas ao Conselho Regional de Medicina Veterinária que dificulta as ações. Ela ainda reforçou a união dos ativistas dizendo que depois das eleições os políticos-ativistas devem somar os votos e começar a se mexer juntos.

Entre o debate foi dito também que é preciso organizar os ativistas da causa animal assim como outros movimentos ativistas e bancadas. O Partido Animais, primeiro da América do Sul dedicado à proteção dos direitos animais, que está em fase de coleta de assinaturas, foi citado durante o debate, no entanto é bastante provável que não se torne realidade devido à cláusula de barreira aprovada na pequena reforma política que valerá a partir das próximas eleições, que acabará com diversos partidos pequenos. Pelo revés Cesar Rocha, que é do Elo Direitos dos Animais no partido REDE, disse que é melhor que os ativistas pelos animais migrem todos para um partido grande já estabelecido.

Veja abaixo o evento na íntegra:

apoia_se_vegpedia_faixa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s