Google investirá 25 milhões de dólares em projetos de inteligência artificial para resolver problemas ambientais e humanitários


A gigante da tecnologia Google lançou um projeto que convida organizações de todo o mundo a enviarem suas ideias sobre como usar a inteligência artificial para resolver sociais, humanitários e ambientais no mundo.

A empresa concederá, no projeto nomeado “Desafio Google de Impacto em IA”, um total de até 25 milhões de dólares para o desenvolvimento das melhores ideias. Além disso, dará aos selecionados créditos e prestará consultoria do seu serviço Google Cloud.

Em seu blog oficial no Brasil, a empresa diz:

Nos últimos anos, a pesquisa e a engenharia do Google na área de inteligência artificial tem sido aplicada a projetos de impacto social positivo, incluindo previsão de enchentes, proteção de baleias e a previsão da fome. Hoje estamos unificando esses esforços num novo programa chamado Inteligência Artificial para o Bem Social. Estamos aplicando IA em parceria com organizações externas, para trabalhar em soluções de uma série de problemas.”

E complementa:

[…] nós estamos lançando também o Desafio Google de Impacto em IA, um convite para organizações sem fins lucrativos, estudiosos e empreendedores sociais de todo o mundo para inscrever propostas sobre como usar IA para enfrentar os grandes problemas sociais, humanitários e ambientais do mundo.”

As organizações terão até 22 de janeiro de 2019 para se inscrever. Após o prazo, a empresa analisará as propostas e anunciará os vencedores na primavera de 2019. Ainda segundo a empresa, o projeto não pretende atrair especialistas em inteligência artificial e sim ajudar organizações sem fins lucrativos com grandes ideias.

Os critérios

A Google mostrou no site do projeto os critérios que serão utilizados para selecionar os projetos, eles são:

Impacto – Como o projeto proposto abordará um desafio social e em que medida? O aplicativo é fundamentado em pesquisas e dados sobre o problema e a solução? Existe um plano claro para implantar o modelo de IA para o impacto no mundo real e quais são os resultados esperados?

Viabilidade – A equipe tem um plano bem desenvolvido e realista para executar a proposta? A equipe tem um plano para acessar um conjunto de dados significativo e conhecimento técnico para aplicar a IA ao problema? Eles identificaram os parceiros certos e especialistas de domínio necessários para a implementação?

Uso de AI – A proposta aplica tecnologia de IA para abordar a questão que procura abordar?

Escalabilidade – Se for bem sucedido, como este projeto pode se expandir além da proposta inicial? Pode escalar diretamente, servir de modelo para outros esforços ou avançar no campo?

Responsabilidade – O uso proposto da inteligência artificial está alinhado com os Princípios da AI do Google?

Inteligência Artificial

A definição de Inteligência artificial feita pelo site especializado em tecnologia, Tecmundo, é:

[…] um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.”

Segundo consta no blog nacional da Google:

A IA é uma ferramenta de programação que ajuda a encontrar padrões em dados complexos e tornar os produtos que as pessoas usam no dia a dia cada vez mais úteis. Ela já está presente em muitas das tecnologias ao nosso redor e está sendo usada para resolver alguns dos mais difíceis desafios da sociedade.”

Já no site do projeto de AI da Google:

Inteligência artificial (IA) é o estudo geral de fazer máquinas inteligentes. Aprendizado de máquina (em inglês Machine Learning, ML), um subconjunto da inteligência artificial, concentra-se na capacidade das máquinas de receber dados e aprender por si mesmas sem serem programadas com regras. O ML difere da programação tradicional, permitindo que você ensine seu programa com exemplos, em vez de uma lista de instruções. Em vez de escrever instruções ou regras, durante a programação, o aprendizado de máquina permite “treinar” um algoritmo para que ele possa aprender sozinho e depois ajustar e melhorar à medida que ele aprende mais sobre as informações que está processando.

A empresa fornece também um glossário em inglês para ajudar quem quer entender sobre a tecnologia, acesse aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s