Após denúncia, matadouro francês que cortava animais ainda vivos é fechado


A ONG francesa L214, que luta pelos direitos dos animais, capturou imagens chocantes de como é feito o abate de animais no matadouro municipal de Boischau, que fornece carnes para o grupo Carrefour. Nas gravações, bois ainda conscientes são pendurados por uma perna e tem seus pescoços cortados enquanto lutam e se debatem.

A associação também destaca violação de regras de saúde no local, como falta de vestimenta adequada e equipamentos profissionais. O video repercutiu por toda a França causando comoção geral, o que fez com que o Ministério da Agricultura e Alimentação ordenasse o fechamento imediato do frigorífico.

O governo francês se posicionou contra as práticas registradas e argumentou que imagens como essas provam que novas técnicas de abate e treinamento de funcionário são necessários. Já no Brasil, a prática desse tipo de abate em que os animais são pendurados pelos pés e degolados ainda vivos é comum. O video foi postado pela L214, mas cautela é recomendada aos leitores mais sensíveis já que as imagens são fortes.

A ONG ainda pede que o Carrefour recolha as carnes fornecidas pelo frigorífico.

Diante da polêmica, o Grupo Carrefour Brasil se manifestou:

Nota à imprensa

A empresa informa que esse tipo de prática é intolerável, que fere profundamente os valores e compromissos da companhia em todo o mundo, motivo pelo qual rompeu imediatamente relações comerciais com o frigorífico em questão, que deverá dar explicações formais sobre a denúncia em meio à investigação já instaurada pelas autoridades na França. Reforça ainda que o bem-estar animal é um importante pilar da companhia, que investe em diversas iniciativas, projetos e compromissos para garantir e difundir as boas práticas em todas as suas cadeias de abastecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s