Reportagem da UOL Tab ajuda a desmistificar o veganismo como ‘coisa de rico’


A reportagem “Veganismo é coisa de rico?” da UOL Tab, publicada hoje (26), trouxe um debate bastante comum no meio vegano e usado como argumento para pessoas que não pretendem se tornar veganas: o elitismo do veganismo.

Apesar de muitos afirmarem que a visão política e filosófica é impraticável porque demanda muito dinheiro, a reportagem mostra o contrário: ela é mais difícil por falta de informação – e vontade – do que por falta de dinheiro.

A reportagem

Com direção de arte de Solenn Robic e Marcelo Gerab, fotografia de Carine Wallauer e reportagem de Giacomo Vicenzo e Kayam Mendes o texto traz a entrevista de especialistas em alimentação, antropologia e economia além de diversos ativistas veganos: o rapper do grupo Racionais KL Jay, George Guimarães (VEDDAS), Ana Caroline Soares (Veganos Pobres Brasil), Rodrigo Luiz Guglieri (Movimento de Defesa Animal do RS), Thallita Xavier (Banana Buffet), Pitchou Luambo e Nathalie Guimarães (Congolinária).

Por um lado foi mostrado que a mensagem política do veganismo e a questão de uma alimentação consciente é de difícil acesso na periferia e ao trabalhador que tem um salário baixo. O rapper KL Jay tratou de explicar a questão:

“Claro que é um estilo de vida, você cresceu com aquilo, você precisa (a groso modo falando), rever tudo, você precisa reconstruir, rever tudo que foi te ensinado. É difícil cara, num bairro mais afastado, um bairro mais pobre, mais carente, pra você reconstruir isso, você rever tudo isso é difícil. Pra começar a informação não chega, quando ela chega ela há chega mais picada. Hoje em dia a informação ela tá muito mais aí, muito mais fácil, só que e pra você ir atrás dessa informação? As pessoa quer trocar vídeo de morte no whatsapp, quer trocar vídeo de fofoca, quer trocar vídeo de putaria, as pessoa quer trocar vídeo violento de acidente de carro, mas não quer trocar vídeos informativos que trazem uma reeducação, entendeu? É difícil pra caralho! Por isso que não é de um dia pro outro.”

Por outro, a matéria mostrou-se contrária ao que diz o senso comum: o consumo de carne que está mais ligado ao elitismo e não o consumo dos vegetais. Quem ganha mais, consome mais carne, então o texto é concluído com:

“No Brasil, veganismo pode não ser coisa de rico, mas comer carne segue sendo ostentação.”

A reportagem também mostrou o crescimento do vegetarianismo no Brasil nos últimos anos, citou os danos ambientais da atividade pecuária e também exibiu a frequente alegação de que se todo mundo virar vegano da noite para o dia a economia sai prejudicada, neste último ponto vale sempre lembrar que as mudanças sociais não ocorrem de forma instantânea, e como ressalta o economista do agronegócio Felippe Cauê Serigatti “o mercado é dinâmico”. Se fizermos essa mudança novos postos de trabalho surgirão assim como foi feito em outros diversos momentos de mudança no mundo, então podemos nos tornar veganos sem medo de estar prejudicando os trabalhadores, afinal, não deixamos de consumir quando passamos a prezar pelo respeito aos animais.

A UOL Tab

A UOL Tab é um portal que traz diversas reportagens com uma proposta diferente: abordar temas sociais importantes com criatividade, interatividade e qualidade não apenas conteúdo superficial para gerar cliques. Inaugurado em 2014, o projeto traz uma reportagem especial por semana com jornalismo narrativo, ilustrações, vídeos e testes interativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s