Durian Rider, famoso YouTuber vegano, é acusado de abuso sexual


O vlogueiro que fala sobre saúde, nutrição, esporte, viagem e veganismo, Harley Johnstone, popularmente conhecido como Durian Rider, está sendo acusado por mulheres de violência sexual. Segundo o site Patheos, “as alegações das mulheres descrevem um homem que manipula jovens seguidores ganhando sua confiança, preparando-os e forçando-os a atos sexuais indesejados.”

O canal de Durian atualmente tem mais de 200 mil inscritos, muitos deles por causa de seu antigo relacionamento com a youtuber vegana Leanne Ratcliffe, conhecida como Freelee the banana girl, que tem em seu canal quase 800 mil inscritos. Freelee, foi a namorada de longa data de Durian e disse ter sofrido com um relacionamento abusivo.

Durian e Hanna

Em uma das acusações em vídeo, uma das mulheres, chamada Hannah conta como Durian usou sua fama para forçar sexo com ela e afirmo que ele, hoje com 43 anos, manipula e abusa de meninas mais jovens. Após ter sido denunciado, ele usou sua conta no Tumblr para chamar Hannah de prostituta e promíscua, negando as acusações. Foi então que surgiu o site Duriander Rapist (Durian Estuprador) mantido por Michael Hebo, atual namorado de Hannah, que traz uma série de vídeos chamada The Unmasking (desmascarando) com acusações de assédio e estupro contra Durian.

Há no site também um vídeo em que ele é acusado violar direitos autorais, plagiando livros e artigos de outras pessoas e revendendo com seu próprio nome, dando dicas de nutrição endossando uma dieta crudívora – chamada Raw Till 4 – que não tem evidências científicas.

Os relatos levantaram a suspeita de alguns usuários em grupos veganos no Facebook e no YouTube. Já outros salientaram que não é fácil para as mulheres fazerem um relato de estupro, ainda mais depois de já passado o dia do crime devido a dificuldade de obter provas e a polícia não conseguir prender os abusadores. Também foi dito que o relato pode colocar a mulher em perigo, e ela pode passar a ser ridicularizada, afirmando que é improvável que elas façam algo assim para se divertir com todos estes riscos.

As acusações são graves e não foram provadas, porém é preciso ficar alerta com o uso de ideologias para disfarçar outras graves atitudes e o uso de pessoas, algo que também pode estar acontecendo nos recentes casos dos gurus brasileiros João de Deus e Sri Prem Baba. As pessoas precisam ser protegidas, por isso devemos falar sobre violência sexual e combatê-la em todos os movimentos sociais para que sejam evitados aproveitadores e seus crimes, e infelizmente o movimento vegano não está isento destas coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s