Daniele Rosendo

Daniele Rosendo é uma filósofa e professora brasileira especialista em Direitos Humanos e ética feminista.

Graduada em Direito pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e Doutoranda e Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação em Direitos Fundamentais e Políticas Públicas da ACE/FGG. Professora no curso de Direito da Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala (ACE/FGG). Professora na Pós-Graduação em Ciências Penais e Segurança Pública da ACE/FGG. Coordenadora do projeto de pesquisa Adalah: Observatório da Palestina. Membro do Comitê Latino Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM Brasil). Secretária do Conselho Carcerário de Joinville.

É autora do livro pioneiro no Brasil Sensível ao Cuidado: Uma Ética Ecofeminista, de 2015, pela Editora Prismas. No livro a filósofa introduz na literatura feminista brasileira a questão da opressão e do domínio masculino sobre a natureza e, consequentemente, sobre todos os seres vivos que, na concepção machista, possam ser, de algum modo, enquadrados como parte da natureza, plasmados e idênticos a ela. O conceito central de lógica da dominação marca a teoria ecofeminista de Karen J. Warren que é investigado a rigor por Daniela.


vegpedia / wikipedia / lattes / escavador / site / facebook / instagram / entrevista


Texto formulado a partir do perfil do filósofa no site Escavador em: https://www.escavador.com/sobre/8422408/daniela-rosendo e também na página do seu livro na Saraiva em: https://www.saraiva.com.br/sensivel-ao-cuidado-uma-perspectiva-etica-ecofeminista-9042145.html

Anúncios