David Sztybel

David Sztybel (2 de fevereiro 1967) é um filósofo canadense especialista em Ética, Direitos Animais e Meta-Ética.

Obteve M.A. em Filosofia pela Universidade de Toronto (1992-94), B.A. em Filosofia (1986-91) e também seu doutorado em ética dos direitos animais pelo pela mesma universidade em (1994-2000), o título de sua dissertação foi Empathy and Rationality in Ethics (Empatia e Racionalidade em Ética). Após ter trabalhado na redação do Departamento por um ano, completou uma bolsa de pós-doutorado na Queen’s University (2001-2002), com foco em a ética da anti-vivissecção. Ele também lecionou por dois anos no Departamento de Sociologia da Universidade de Brock.

David é autor de 19 artigos acadêmicos revisados ​​por pares, ministrou 13 cursos universitários e apresentou-se a muitos públicos acadêmicos e gerais. Suas áreas de interesse de pesquisa são abrangentes e incluem: direitos dos animais, teoria ética, a ética feminista do cuidado, táticas legislativas e estratégia de movimento, teoria socialista, ética ambiental, sociologia normativa, epistemologia, e a filosofia da religião. Ele ajudou a desenvolver a teoria dos direitos dos animais de vertente pragmática que ele denomina de best caring (maior cuidado), conforme descrito em seu artigo The Rights of Animal Persons (Os Direitos dos Animais como Pessoas). Eles se propõe a criticar teorias convencionais de direitos, baseadas na intuição, tradicionalismo ou senso comum. Ele fornece uma crítica às visões abolicionistas de Gary L. Francione e Joan Dunaye em seu artigo Animal Rights Law: Fundamentalism versus Pragmatism (Direitos Animais: Fundamentalismo versus Pragmatismo).

Ele tem sido um ativista vegano dos direitos dos animais desde 1987. Sztybel foi co-fundador e organizador da University of Toronto Students for the Ethical Treatment of Animals (Universidade de Toronto Estudantes para o Tratamento Ético dos Animais), e ativista de longa data com grupos incluindo Canadian Vegans for Animal Rights (Veganos Canadenses pelos Direitos Animais), ARK II, People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas parra o Tratamento Ético dos Animais), Animal Alliance of Canada (Aliança Animal do Canadá), Freedom for Animals (Liberdade para os Animais), Toronto Animal Rights Society (Sociedade de Direitos Animais de Toronto), the Toronto Vegetarian Association (Associação Vegetariana de Toronto), the Toronto Veggie Pride Parade (Parada de Orgulho Veggie de Torondo), and Toronto Pig Save (Porco Salvo Toronto).

Nos últimos anos, ele mudou de ativismo de base forte para uma maior ênfase no ativismo teórico. Atualmente, ele trabalha em Toronto como professor, autor e orador público ocasional. Dr. Sztybel também alcançou um B. Ed. Licenciada em 2006 pelo Ontario Institute for Studies in Education, e tem o prazer de ter feito várias contribuições para o ensino público. Ele pertenceu por vários anos ao programa de bolsas do Centro de Oxford para Ética Animal, mas saiu em 2011, apenas para começar uma bolsa de pesquisa na Universidade de Viena.


Traduzido de seu site pessoal: http://davidsztybel.info/


vegpedia / wikipedia / site / facebook / instagram / entrevista

Anúncios