Gary Varner

Gary Edward Varner (10 de março de 1957) é um filósofo americano especializado em ética ambiental, questões filosóficas relacionadas a direitos animais e bem-estar animal, segue o utilitarismo de dois níveis desenvolvido por Richard Mervyn Hare.

Varner se formou bacharel (B.A.) em filosofia na Arizona State University em 1980, antes de estudar para um mestrado em filosofia na Universidade da Geórgia , que completou em 1983. Ele obteve um Ph.D na University of Wisconsin-Madison, escrevendo uma tese sobre ética ambiental; sendo uma das primeiros sobre o assunto.

Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Texas A & M University, onde está baseado desde 1990. Ele foi educado na Arizona State University, na University of Georgia e na University of Wisconsin-Madison; em Madison, onde foi supervisionado por Jon Morline, ele escreveu uma das primeiras teses de doutorado sobre ética ambiental.

A primeira monografia de Varner foi In Nature’s Interests? (Nos Interesses da Natureza?), que foi publicado pela Oxford University Press em 1998. No livro, Varner defendia uma forma de individualismo biocêntrico, segundo a qual todas as entidades vivas têm interesses moralmente consideráveis.

A partir de 2001, Varner embarcou em um projeto de pesquisa explorando animais no utilitarismo de dois níveis de Hare Varner, pois Peter Singer era aluno de Hare, e e Varner estava interessado em explorar se a filosofia de Hare endossava as conclusões de Singer sobre a libertação animal. Personhood, Ethics, and Animal Cognition (Personalidade, Ética e Cognição Animal), publicado pela Oxford University Press em 2012, foi a primeira monografia resultante deste projeto. No livro, Varner se afastou de seu biocentrismo, endossando uma versão desenvolvida da ética de Hare. Varner faz uma distinção entre pessoas, pessoas próximas e seres meramente sencientes; Embora todos sejam moralmente consideráveis, as vidas das pessoas são de maior importância, e as vidas dos seres meramente sencientes são de menor importância. As consequências práticas dessa visão, embora os comentários iniciais tenham sido oferecidos em Personhood, Ethics, and Animal Cognition, são exploradas em seu próximo trabalho Sustaining Animals (Animais Sustentáveis).


Traduzido da wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Gary_Varner


vegpedia / wikipedia / site / facebook / instagram / entrevista

Anúncios