Verdadeiro ou fake: Ciro Gomes é o único candidato que tem em seu plano de governo algo sobre proteção animal


A vegpedia está estreando a sessão de checagem de notícias disseminadas nas redes sociais que envolvam veganismo, animais e meio ambiente. Os leitores poderão encontrar as postagens clicando em Verdadeiro ou Fake na aba de notícias do site.


Têm circulado em postagens do facebook e do instagram imagens que afirmam que Ciro Gomes é o único a ter colocado em seu governo uma proposta em relação a proteção dos animais, confira abaixo:

ciro_animais
Original em: https://twitter.com/rwvivaltour/status/1046968135646097408
ciro_animais__
Original em: https://twitter.com/mudarcomciro/status/1040251261537402880

As imagens porém não trazem informações verdadeiras. Em seu plano de governo Ciro Gomes colocou uma única linha que diz que uma meta é a “Criação de política de proteção aos animais”, mas não há informações claras sobre a defesa de quais animais, e é bastante provável que seja os animais domésticos como há listado nas imagens. As imagens listadas não são encontradas em seu site oficial e não há mais menções em seu canal do youtube sobre como será esta política.

As imagens estão sendo indexadas e compartilhadas por perfis auto-declarados como apoiadores de Ciro o que levanta suspeita do material ser tendencioso. Quando questionados eles não sugerem o link oficial de onde tiraram as informações ali contidas. Outro elemento que acusa a provável fraude, é a fonte da capa da proposta colocada nos posts, que é totalmente diferente da usada na identidade oficial da campanha de Ciro.

Segundo o político, foi inserida a proposta de última hora, pois o avisaram da necessidade da proteção animal. Confira abaixo sua fala em entrevista ao Globo News:

Há em seu plano também menções de incentivos à (agro)pecuária e pesca artesanal, algo que pode ter sido motivado por sua vice Kátia Abreu, figura ligada ao agronegócio e a pecuária.

Outro ponto, que pode ser contestado na afirmação é que outros políticos também tem em seus planos de governo ações favoráveis à proteção dos animais, são eles: Marina Silva, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin – as propostas podem ser vistas clicando aqui -, já os outros nove candidatos não colocaram nada específico sobre a questão animal em seus planos.

A declaração de que ele é o único a ter proposta para melhorar a vida dos animais é fake.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s