O romance é um gênero literário narrativo geralmente de longa extensão e em forma de prosa, com foco nos personagens. É um gênero muito popular na literatura, especialmente no âmbito da ficção. Por isso, em um mundo cada vez mais consciente das questões que envolvem o bem dos animais, como a literatura vem sendo usada como uma ferramenta poderosa para explorar as diversas nuances da relação humana diante dos animais, surgiram romances que criticam a exploração dos animais.
Nesta lista selecionamos livros do gênero que revelam personagens cativantes e histórias envolventes em meio a cenários de exploração animal. Os romances a seguir convidam para uma reflexão profunda sobre a relação humana com os animais e abordam os impactos das ações humanas em suas vidas.
O Último Teste (2013)
Por Ricardo Laurino
O Último Teste conta a história de Fausto, filósofo defensor dos animais, e de seu amigo Dr. Décio Sucla, um renomado pesquisador que usa cobaias animais. A narrativa conta com diversos acontecimentos que abordam o uso de animais em pesquisas científicas.
O Espelho Partido (2015)
Por Bruno Frederico Muller
O Espelho Partido conta a história de Guilherme e de sua amiga Mariana, que vivem um grande drama e uma relação instigante. Defensores dos animais com diferentes perspectivas, eles acabam tendo diálogos enriquecedores sobre a questão. O livro trata de temas como depressão, suicídio e defesa dos animais.
The Plague Dogs (1977)
Por Richard Adams
The Plague Dogs conta a história de dois cães amigos, Snitter e Rowf, que escapam de um laboratório de pesquisa animal e precisam enfrentar os perigos da natureza enquanto são perseguidos por humanos que buscam capturá-los. O livro, antropomorfiza os animais para fazer uma dura crítica à pesquisa com animais.
Wringer (1997)
Por Jerry Spinelli
Wringer é ambientado em um mundo onde crianças são treinadas para matar pombos como um rito de passagem. Este romance explora o tema da exploração animal pelos olhos de um jovem obrigado a participar da tradição, que acaba por despertar o respeito por um pombo.
The One and Only Ivan (2012)
Por Katherine Applegate
The One and Only Ivan é baseado na história de um gorila chamado Ivan que foi mantido em cativeiro num shopping por 27 anos. O livro explora o tema da exploração animal através das experiências de Ivan e dos relacionamentos que ele forma com outros animais, expondo sua personalidade, emoções e inteligência.
Tender is the Flesh (2017)
Por Agustina Bazterrica
Disponível em no Brasil em português, pela editora Dark Side Books, com o nome Saboroso Cadáver, o livro retrata uma sociedade em que um vírus contaminou toda a carne animal e em decorrência disso, o canibalismo acaba sendo legalizado. O livro acompanha a história de Marcos que trabalha em um matadouro de humanos para sustentar seu pai doente, o que lhe causa conflitos internos.
Drive Your Plow Over the Bones of the Dead (2009)
Por Olga Tokarczuk
Disponível em no Brasil em português, pela editora Todavia, com o nome Sobre os Ossos dos Mortos, o livro de suspense mostra a história de Janina Duszejko, uma idosa que gosta de animais e vive em uma aldeia rural. O livro relata uma série de mortes de homens envolvidos com a caça, algo corriqueiro no local, onde Janina tenta provar que é uma vingança dos animais.
Barn 8 (2020)
Por Deb Olin Unferth
Barn 8 conta a história de um furto, que também pode ser visto como um restage. Janey e Cleveland tramam, no meio da noite, libertar milhares de galinhas de uma granja industrial nos EUA. O livro explora o tema da exploração animal ao confrontar a dura realidade para os animais diante da indústria agropecuária.
E aí, já leu algum dos livros acima ou tem algum livro que deveria estar nessa lista? Deixe nos comentários!





Deixe um comentário