Heron Gordilho

Heron José de Santana Gordilho (23 de março de 1962) é um professor universitário de Direito, promotor de justiça, ativista e cientista social brasileiro especialista em Direito Ambiental e Direitos Animais.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1988; mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1996; mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1999; doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2006, com o tema Abolicionismo Animal – Animais como sujeitos de direito; e pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de Pace nos EUA, 2011.

Heron é servidor público, membro do Ministério Público da Bahia e atualmente é promotor de justiça ambiental em Salvador. Atua também como membro do colegiado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da instituição (PPGD – UFBA) e também de cursos de especialização com ênfase em Ecologia e Direito Animal. É também coordenador de pesquisa na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) ministra aulas sobre Direito Ambiental.

Tem em seus projetos de pesquisa e de extensão temas como Ética, Direito Animal, Direito Ambiental, Direito Animal Comparado, Pós-Humanismo e Direito Constitucional.

É membro do corpo editorial de diversos periódicos de Direito como Revista Brasileira de Direito Animal (RBDA), Revista Brasileira de Direito Ambiental, Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA, Revista dos Mestrandos em Direito Econômico da UFBA e Caderno de Derecho Atual. Além disso é revisor de diversos outros periódicos como Revista Brasileira de Direito, Revista Científica da FESMPDFT, Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Revista DIREITO GV, Revista Eletrônica do mestrado em Direito da UFAL, entre outras.

A Revista Brasileira de Direito Animal (RBDA), em específico, nasceu em 2006 por iniciativa do Professor Heron Gordilho e do promotor de justiça ambiental Luciano Rocha Santana, posteriormente foi agregado ao conselho, como editor, Tagore Trajano da Silva. Ela é um periódico eletrônico com foco em bioética e Direitos Animais. É a primeira revista deste tipo na América Latina dedicada ao Direito Animal com cunho científico.

Heron se descreve como vegano, defensor dos animais, ambientalista, professor universitário, músico, pacifista, promotor de justiça e tenista.

Tem diversos livros publicados, organizados ou edições e vários capítulos de livros publicados, além de mais de 50 artigos e mais de 20 textos em jornais e revistas, mais de 30 apresentações de trabalho e outras diversas publicações bibliográficas. Tem também extensa participação em bancas e orientações de trabalho de conclusão de graduação e pós-graduação, teses e qualificações de doutorado e de mestrado.

Livros em ordem cronológica

  • Responsabilidade Civil por Dano Moral ao Consumidor. Belo Horizonte: Edições Ciências Jurídicas, 1997.
  • Direito Ambiental na Visão da Magistratura e do Ministerio Público (coautor). Del Rey, 2003.
  • A Dignidade da Vida e os Direitos Fundamentais para Além dos Humanos: Uma discussão necessária (coautor). Editora Forum, 2008.
  • Direito Ambiental Pós-Moderno. Juruá, 2009.
  • Abolicionismo Animal. Evolução, 2009.
  • Meio Ambiente, Direito e Biotecnologia: Estudos em Homenagem ao Prof. Dr. Paulo Affonso Leme Machado (coautor). Juruá, 2010.
  • Visão Abolicionista: Ética e Direitos Animais (coautor). Libra Três, 2010.
  • Reflexões sobre a Tolerância: Direitos dos Animais (coautor). Humanitas, 2010.
  • Metodologia da Pesquisa em Direito Volume V (coautor). Paginae, 2013. v. 1.
  • Metologia da pesquisa em Direito Volume IV. (coautor) Paginae, 2013. v. 1.
  • Metodologia da Pesquisa em Direito Volume III (coautor). Paginae, 2013. v. 1.
  • Esfera Pública, Legitimidade e Controle (organizador). Conpedi, 2015.
  • Direitos do Conhecimento. CONPEDI, 2015.
  • Direito Ambiental e Socioambientalismo II. CONPEDI, 2016.
  • Animal Abolitionism: Habeas Corpus for Great Apes (Abolicionismo Animal: Habeas Corpus Para Grandes Primata). EDUFBA, 2017.
  • Estudos Avançados de Direitos Humanos, Teoria do Direito e Desenvolvimento Sustentável (coautor). IDM, 2018.

Texto formulado a partir do perfil do servidor no site Lattes em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778212Y4 e em seu perfil no facebook em https://www.facebook.com/heron.gordilho/


vegpedia / wikipedia / lattes / escavador / site / facebook / instagram / entrevista

 

 

Anúncios