De acordo com um relatório da GlobalData, empresa de análise de consumo que trabalha com as maiores empresas do mundo, 70% da população mundial está mudando suas escolhas alimentares reduzindo o consumo de carne ou o deixando de vez.
A analista da GlobalData, Fiona Dyler, disse em entrevista à revista Forbes que:
“A mudança para alimentos baseados em vegetais está sendo conduzida pelos millennials, que são mais propensos a considerar a fonte dos alimentos, questões de bem-estar animal e impactos ambientais ao tomar suas decisões de compra.”
Já percebendo esta tendência diversas empresas têm investido em produtos à base de plantas, incluindo grandes nomes da indústria de produtos provenientes da exploração de animais, como a Tyson Foods. A mudança global e o aumento no mercado vegano pode ser observada também no Brasil, que cresce 40% ao ano.
O artigo da revista Forbes também relata:
“Millennials estão agitando indústrias em todos os lugares. Basta perguntar à indústria de carnes, que está vendo seus clientes cada vez mais se voltarem para alternativas baseadas em plantas em um ritmo alucinante.”
Essa mudança é bastante positiva visto que os animais sofrem até que cheguem aos pratos de seus consumidores, além da indústria pecuária prejudicar bastante o meio-ambiente.