Os candidatos que representam a causa animal nas eleições de 2020


Última atualização em: 15/10/20

A cada dia que passa mais pessoas tornam-se defensoras dos animais e começam a fazer ativismo neste sentido. É válido ressaltar que a causa animal é muito ampla: vai da proteção dos pets (majoritariamente cães e gatos) até a defesa de todos os animais e de seus direitos. Apesar do crescimento exponencial, ainda são poucas as pessoas que realmente fazem uma defesa mais ampla dos animais.

Como fizemos em 2018, esta lista – que será atualizada constantemente – mostra os políticos adeptos do veganismo, ou que o incentivam, que estão na disputa de cargos nas eleições brasileiras de 2020. Apesar do movimento vegano e pelos Direitos Animais ser embrionário na política, e ainda ter pouco em meio a quase 30 mil candidatos, se eleitos eles podem ajudar a quebrar com a hegemonia do “agro” e do lobbying da bancada ruralista no congresso.

Conheça um pouco dos políticos que defendem os animais nas eleições de 2020! A lista está separada por Estado e designação que concorrem os candidatos, confira abaixo:

BAHIA (BA)

Ana Rita Tavares – vereadora (PT) – 13001 – Salvador

Advogada desde 1985 e auditora jurídica concursada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia desde 1987. Foi diretora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), de 1995 a 1997, diretora geral da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho (2000/2008), integrante do Instituto dos Advogados da Bahia e ativista do Movimento Pró-Animal.Ana Rita Tavares é ativista do movimento humanitário pró-animal há mais de uma década. Em Salvador (BA) e região metropolitana, luta pelos direitos dos animais, em conjunto com ONGs da causa animal e protetores interdependentes, e durante este período já realizou resgates de animais vítimas de violência e maus tratos. Em 2012, candidatou-se pela primeira vez e foi eleita vereadora de Salvador. Alguns de seus projetos são a criação de um hospital público veterinário, criação do serviço de castração nos bairros, criação da Delegacia Especial de Proteção aos Animais e Restaurante Popular Vegetariano. A candidata é vegana.

GOIÁS (GO)

Zélia Barbosa – vereadora (REDE) – 18080 – Goiânia

Zélia Barbosa é ecofeminista e vegana. A candidata a vereadora em Goiânia é uma grande apoiadora do PL 4198/2020 no Congresso Nacional, que inclui os animais na educação, da educação infantil ao ensino superior e conscientiza a população sobre o cuidado e a responsabilidade diante deles.

MINAS GERAIS (MG)

Áurea Carolina – prefeita (PSOL, UP, PCB) – 50 – Belo Horizonte

Áurea foi vereadora em Belo Horizonte pelas Muitas/PSOL, eleita em 2016. Ativista nos movimentos sociais desde a adolescência, é especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestra em ciência política pela UFMG. Dedica-se às causas das mulheres, dos negros, dos LGBT, dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas que vivem nas periferias. Áurea preza por uma política do afeto, feminista e antirracista, em prol do bem viver. É vegetariana desde os anos 2000 e vegana desde 2015.

Adriana Araújo – vereadora (PSB) – 40123 – Belo Horizonte

Adriana Araújo é servidora pública, ambientalista e ativista pelos Direitos Animais. Idealizadora e coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) criado em 2006. Há mais de 20 anos atua em movimentos socioambientais. Suas propostas visam o reconhecimento da representatividade da diversidade de gênero, os direito dos animais e também das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Gabi Vasconcelos – vereadora (Patriota) – 51333 – Belo Horizonte

É uma ativista da causa animal e fundadora do santuário Patas que cuida de cães resgatados. é candidata a vereadora em Belo Horizonte. Têm como propostas o aprimoramento de leis que incluam os direitos animais, a busca por convênios com clínicas veterinárias para castração gratuita de animais, a luta pela proibição da tração animal entre outros.

Duda Salabert – vereadora (PDT) – 12000 – Belo Horizonte

Duda Salabert, é vegana há mais de 5 anos, e defende a bandeira dos Direitos Humanos, dos Direitos Animais, do ecofeminismo e do ambientalismo. Veio dos movimentos sociais e tem como pauta central a educação, fazendo parte da “Bancada do Giz”, um coletivo de professores e professoras que querem ocupar a política e colocar a educar como pauta central nas políticas públicas do Brasil. É a primeira candidata trans que concorreu ao senado federal na história do Brasil.

Mato Grosso do Sul (MS)

Juliana Sartomen – vereadora (PT) – 13321 – Campo Grande

Arquiteta e mestre em Antropologia Social pela UFMS. Juliana Sartoment é vegana e administra um restaurante vegetariano. Pretende lutar por alimentação saudável, incentivar a agroecologia e ajudar a transformar Campo Grande em uma cidade sustentável.

Pará (PA)

Rubenice Martins – vereadora (Republicanos) – 10005 – Belém

Técnica de enfermagem e protetora de animais. Está se candidata para lutar pelos direitos dos animais e pelo descaso do poder público nesta questão. Pretende abolir as carroças e colocar em pauta outros projetos de defesa dos animais. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereadora e em 2018 a deputada federal em Belém mas não venceu.

Paraná (PR)

Andréia Pereira – vereadora (PV) – 43100 – Curitiba

Andréia Pereira é vegana e ativista pelos direitos animais. Pretende implementar o primeiro hospital veterinário público e triplicar o número de castrações em Curitiba, além disso quer incentivar o projeto Segunda Sem Carne.

Van Vegana – vereadora (PDT) – 12128 – Curitiba

Vanessa Antonelli Rossetto é ativista vegana, pelo meio ambiente, educação alimentar e também pela educação emocional. Van é formada em Psicologia pela USF e em Pedagogia pela UFPR. Defenderá uma Curitiba mais humana e sustentável. Uma cidade com Educação Emocional para todos, Educação Alimentar para todos (incentivando o consumo de vegetais e a agroecologia) e com Educação Ambiental para todos (protegendo e preservando nossos animais e nosso meio ambiente). Ela defende mais oportunidades para nós Mulheres e mais direitos para os Animais (independente da espécie).

Rio de Janeiro (RJ)

João Valois – vereador (PTB) – 14444 – Rio de Janeiro

João é comerciante, vegano e ativista. Está na causa animal desde 2010, quando criou a página Cadeia Para Quem Maltrata os Animais. Esteve presente em diversas manifestações na ALESP em 2018 para pressionar os políticos pela aprovação do PL31, que proibia a exportação de animais vivos por vias fluviais no estado de SP. Nas eleições de 2016 se candidatou a vereador pelo PEN e em 2018 pelo PMB tentou se tornar Deputado Federal, acabou não sendo eleito nas ocasiões.

Rio Grande do Sul (RS)

Alice Carvalho – vereadora (PSOL) – 50777 – Santa Maria

Alice é graduanda em psicologia pela UFN. É oriunda do Setorial de Juventude do PSOL e é militante do movimento negro. É vegana, mas não há registros digitais de militância sobre o tema. Concorreu a Deputada Federal em 2018 mas não venceu.

São Paulo (SP)

Adriana Pierin – vereadora (Podemos) – 19269 – São Paulo

Adriana é designer e está há mais de 20 anos atuando na causa animal. Em 2009 fundou a ONG Move Institute quando decidiu usar sua vocação para desenvolver trabalhos de comunicação e conscientização pelos animais e fazer ativismo por meio da moda e do design. Com campanhas e ativismo conseguiu retirar as peles do SPFW. Adriana criou a chamada Bancada Vegana que une diversos políticos veganos. Se eleita pretende promover mudanças reais que favoreçam os animais em São Paulo. Concorreu a Deputada Estadual em 2018 mas não venceu.

De Lucca – vereador (PT) – 13000 – São Paulo

William De Lucca é jornalista e foi colaborador da Folha de São Paulo. Considerado um dos LGBT mais influentes do Brasil, foi homenageado pelo Confresso Federal pela sua luta contra homofobia. Sua pretensão é lutar pelas minorias que vai pela melhoria da vida dos LGBT, como também pela dos animais. Ele é vegano.

Kaz Vegan – vereadora (PSB) – 40002 – São Paulo

Raquel Sabino “Kaz” é ativista vegana, fundadora do grupo Nação Vegana Brasil. Tem como propostas a promoção da prática da alimentação vegetal e da soberania alimentar. Na defesa do meio ambiente cobrará do poder executivo a preservação de parques, bem como a ampliação de áreas verdes e ciclovias seguras.

Luli Sarraf – vereadora (PV) – 43004 – São Paulo

Luli é graduada em Comunicação Social, possui extensão em Administração de Empresas, Comunicação Corporativa e Gestão do Terceiro Setor, atuou 15 anos em empresas multinacionais e agências de publicidade. Colaborou no Instituto Meus Olhos tem 4 Patas – de cães-guia, é educadora na Associação Casa do Zezinho que ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em situações de alta vulnerabilidade social. Luli atua há 10 anos no ativismo de proteção animal. É fundadora do projeto Celebridade Vira Lata que realiza multirões de castração de cães e gatos de rua, além de adoções, além disso desenvolve atividades de produção cultural como palestras, exposições e eventos com foco educacional sobre a questão dos animais domésticos. Se tornou vegetariana graças a campanha Segunda Sem Carne, da SVB. É vegana.

Mi Crespo – vereadora (PSOL) – 50100 – Rio Claro

Mi Crespo é ativista pelos animais, além de cozinheira e confeiteira vegana, designer digital e produtora de eventos veganos. Luta por um veganismo popular e acessível, por autonomia alimentar, maternidade consciente, direitos animais, antiespecismo, antiracismo, entre outros assuntos. Se tornou vegana há 8 anos. É membro fundadora da ong UPARC – União dos Protetores de Animais de Rio Claro, idealizadora do R.A.S – Rango Abolicionista Solidário – entregas de marmitas veganas e roupas para pessoas em situação de rua, membro do Coletivo Juntas, membro do Coletivo Parental Casa da Árvore. É feminista e acredita na libertação animal humana e não humana como forma de uma sociedade justa, ética, respeitosa e fraterna.

Patrícia Zanella – vereadora (REDE) -18888 – São Paulo

Patrícia Zanella começou, aos 18 anos, a atuar na causa ambiental na ONG Ecosurf, uma das maiores ONG’s de proteção aos oceanos do mundo, além disso, é a primeira mulher da América do Sul a compor o Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial dos Oceanos. Formada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos e mestranda em Direito Internacional, é coordenadora de comunicação estadual da REDE em SP.  Defende o veganismo, ecofeminismo e o internacionalismo. Sua meta na política é melhorar a segurança pública e a busca pelo desenvolvimento sustentável. Concorreu a Deputada Estadual em 2018 e obteve mais de 10 mil votos, mas não venceu.

Santa Catarina (SC)

Geórgia Faust – prefeita (PSOL) – 50 – Blumenau

Geórgia é pedagoga, professora de inglês, gateira (seis bebês-gatos lindos), formanda de Pedagogia, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, mestranda em Educação na FURB. É ativista por uma melhor mobilidade urbana e pela igualdade de gênero, fazendo parte do grupo Blogueiras Feministas e Coletivo Casa da Mâe Joana. Geórgia é vegana e milita pelos animais há quase uma década, pretende ajudar na conscientização sobre o veganismo enquanto política.

Rúbia Sagaz – vereadora (PSOL) – 50180 – Florianópolis

Rubia é Formada em Serviço Social pela UFSC, pós graduada em Políticas Públicas pela FURB, sou servidora do Instituto Federal Catarinense de Blumenau desde 2014. É vegana porém não milita pela causa.

Tocantins (TO)

Andy Miranda Santos – vereadora (PT) – 13123 – Paraíso

Andy é a primeira candidata transgênero de Paraíso. Filósofa e especialista em Ética pela UFT, progressista, vegana e ativista. Fez parte da diretoria do Centro Acadêmico de Filosofia da UFT e representou todos os estudantes de filosofia do Brasil por um ano quando fez parte da diretoria da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia. Faz parte do comitê de organização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paraíso do Tocantins. Além disso, atua ativamente na fiscalização dos recursos públicos.


OUTROS CANDIDATOS/AS PODEM SER VISTOS/AS NOS SITES:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s