Eduardo Jorge conta sua trajetória como vegetariano em entrevista ao canal Vegflix


Eduardo Jorge, candidato a vice presidente de Marina Silva nas eleições brasileiras de 2018, deu uma entrevista ao canal vegano Vegflix contanto sua trajetória no vegetarianismo.

A entrevista, postada hoje (quarta, 26), foi conduzida por Ricardo Laurino e Larissa Maluf (ambos integrantes do canal e também da SVB) e teve um clima bastante descontraído onde o candidato social-democrata falou sobre política, eleições, além de vegetarianismo, veganismo e a libertação animal.

Eduardo Jorge, contou ter tido contato com o vegetarianismo através de Vitor Buaiz, colega de bancada também médico e político brasileiro, com quem conviveu. A partir desse contato no início da década de 90, se aproximou do vegetarianismo para melhorar sua saúde por meio da macrobiótica, uma dieta baseada na espiritualidade do budismo chinês que busca o equilíbrio do corpo a partir da redução de produtos de origem animal e refeições moderadas. Na época, abandonou as carnes vermelhas (bovina e suína) mas continuou consumindo carnes brancas (aves e peixes) por anos. Quando assumiu a Secretaria do Meio Ambiente em 2005, já era vegetariano pela cultura de paz e por respeito aos animais.

Mais adiante na entrevista, ao ser perguntado sobre a viabilidade da proibição da exportação de animais vivos, ele disse:

Do ponto de vista econômico muitas vezes é difícil de fazer, agora, tem que ver de vista da cultura de paz, do que é necessário fazer, portanto eu sou contra exportar, sou contra torturar, sou contra maltratar os animais e você colocar os animais dessa forma num navio, isso é uma coisa desumana, isso é uma coisa brutal, isso é uma coisa que eu não gostaria nunca que um filho meu, um neto meu, visse uma coisa dessa, eu teria vergonha onde um país ou a humanidade visse uma coisa dessa.”

Confira a entrevista na íntegra:

Vale lembrar que o canal convidou todos os outros candidatos à presidência e seus vices para um bate-papo.

Eduardo na política

Como médico, Eduardo tem um olhar bastante importante para a política: o da prevenção. Esta sua postura se reflete em suas propostas para o meio ambiente e para a área da saúde. Em sua candidatura de 2014, quando era candidato a presidência, disse que o governo precisa incentivar o vegetarianismo, pois isto é melhor para o meio ambiente e também para a saúde, no entanto, ao ser questionado, Eduardo sempre afirma que não é um ditador, para ele é preciso dar o exemplo e não proibir de forma autoritária o consumo de animais, afinal mudamos de forma progressiva então é necessário que tenhamos paciência para fazer uma grande mudança cultural como esta.

Ressaltou ainda outro ponto importante na entrevista, é preciso convencer as pessoas sobre a contribuição da pecuária no aquecimento global, algo que é consenso científico.

Na convenção que oficializou sua vice-candidatura à presidência, há um mês, o político pediu o fim da exploração animal e disse que precisamos dialogar sobre a alimentação segura e saudável, de preferência vegetariana e vegana, discurso que ainda mantém. Além disso, no debate com candidatos a vice-presidente realizado pela Veja, Eduardo disse:

Da mesma forma que houve a abolição do trabalho escravo humano, haverá, no futuro, a abolição do trabalho escravo desses companheiros nossos aqui na terra (dos animais).

Eduardo é ambientalista convicto e sempre que pode tece duras críticas ao capitalismo e ao socialismo, ambos sistemas ideológicos-econômicos que até agora não se preocuparam com o meio ambiente.

O canal Vegflix

O canal Vegflix, criado há pouco mais de um ano, é um canal de Youtube formado atualmente por 9 influencers veganos: Ricardo Laurino, Larissa Maluf, Carol Destro, Vegano Vitor, Luísa Ferrari, Ivan Di Simoni, Ceci Barbosa, Matheus Croco e Tabata Iglesias. Nele é possível encontrar vídeos sobre o veganismo e tudo que o cerca: eles falam sobre a indústria, ativismo, saúde mental, gravidez, celebridades, culinária, humor e entretenimento, além de jogos entre os vegflixers.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s